Preço do café continuará alto nas próximas semanas, afirma Abic

O preço do café no Brasil continua a subir, impactando tanto consumidores quanto a indústria. As mudanças climáticas são apontadas como a principal causa desse aumento, com eventos extremos como fortes chuvas, ventos e ondas de calor afetando diretamente as plantações. Segundo a Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), o preço do café para a indústria subiu 180%, enquanto para o consumidor o aumento foi de 37%, muito acima da média de 2,5% da cesta básica.

A expectativa é que os preços só comecem a se estabilizar com a nova safra, prevista para ser colhida entre abril e maio de 2025. Além das condições climáticas, o aumento do consumo global de café e o surgimento de novos mercados, como a China, também contribuem para a alta dos preços. O Brasil, maior exportador mundial de café, representa 40% da produção global, seguido por Vietnã e Colômbia. Apesar do cenário desfavorável, os brasileiros continuam a consumir café, buscando economizar em outras áreas.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A situação não é exclusiva do Brasil, já que os fatores mencionados afetam o mercado de café em todo o mundo. Enquanto os consumidores aguardam uma possível redução nos preços nos próximos meses, o café permanece como um item essencial no dia a dia, mesmo com o aumento de preço.

*Com informações de  Beatriz Manfredini

*Reportagem produzida com auxílio de IA