Project Helix: Dell quer facilitar criação de modelos de IA generativa de domínio específico
A Dell Technologies e a Nvidia anunciam uma nova parceria durante o Dell Technologies World (DTW), evento que o IT Forum acompanha nesta semana em Las Vegas, nos Estados Unidos, para ampliar o acesso de empresas às suas próprias ferramentas de IA generativa com modelos amplos de linguagem (LLMs).
Apelidado de Project Helix, a iniciativa combina infraestrutura de software e hardware otimizados da Dell e Nvidia para simplificar as implementações empresariais de IA generativa. A partir dele, empresas podem operar modelos completos de uso específico, treinando uma IA generativa com dados proprietários para criar aplicativos de IA personalizados.
O projeto corresponde à visão da Dell para a IA generativa, na qual clientes devem dar preferência por modelos proprietários de menor escala de IA, ao invés de grandes modelos treinados em bilhões de parâmetros. Com isso, a empresa estima que empresas poderão fazer entregas mais rápidas, seguras e com menor probabilidade de erros ou alucinações.
“Clientes desejam usar seus próprios dados. E usar o conhecimento deles, de seus mercados e dos seus negócios, para criar melhores insights e resultados”, avaliou Jeff Clarke, vice-presidente e codiretor operacional da Dell Technologies.
Leia mais: Dell expande APEX e quer ser grande orquestradora multi-cloud
Segundo a Dell, o Project Helix dará suporte a todo o ciclo de vida da IA generativa do cliente – do provisionamento de infraestrutura, modelagem, treinamento, ajustes, desenvolvimento e implementação de aplicativos até a implementação de inferência e simplificação de resultados. Os designs validados também podem ser implementados em escala.
O projeto combina servidores Dell PowerEdge, como PowerEdge XE9680 e PowerEdge R760xa, otimizados para oferecer desempenho para treinamento em IA generativa e inferência de IA. A combinação dos servidores da Dell e de GPUs Nvidia H100 Tensor Core e Nvidia Networking formam o backbone da infraestrutura para essas cargas de trabalho.
O Project Helix também inclui ainda o software Nvidia AI Enterprise para fornecer ferramentas para clientes à medida que eles se movimentam pelo ciclo de vida de IA. O Nvidia AI Enterprise inclui mais de 100 estruturas, modelos pré-treinados e ferramentas de desenvolvimento como estruturas de modelos linguísticos grandes Nvidia NeMo e o software NeMo Guardrails para criar chatbots temáticos, seguros e protegidos de IA generativa.
“A última onda de computação empresarial foi sobre data centers para armazenamento de arquivos, sobre gerenciamento de informações de funcionários. A próxima realmente deve ser sobre aproveitar nosso conhecimento de domínio, aproveitar nossos dados proprietários e transformá-los em inteligência”, completou Jensen Huang, fundador e diretor executivo da Nvidia, em uma participação em vídeo durante o DTW. “Na próxima geração de computação, provavelmente não deveríamos chamá-los de data centers, mas de ‘fábricas de IA’”.
*o repórter do IT Forum está em Las Vegas a convite da Dell Technologies
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!