PUCRS investe R$ 47 milhões em centro de pesquisa para terapias avançadas

O Instituto do Cérebro (InsCer) da PUCRS assinou contrato do edital Mais Inovação Saúde-ICT, promovido pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), no valor de R$ 47 milhões para evoluir em pesquisas de terapias avançadas.
O projeto intitulado PLATGENEDT tem como objetivo o desenvolvimento da terapia gênica – uma plataforma de pesquisa que contribuirá com novas respostas para doenças raras e neurodegenerativas.
Para isso, o InsCer criará o Centro de Inovação em Terapias Avançadas – o CITA, que desenvolverá terapias que envolvem o uso de produtos biológicos (células, tecidos, genes ou anticorpos) para gerar impacto positivo na vida de pacientes com patologias complexas e com tratamento e cura ainda não estabelecidos.
Enquanto o InsCer de hoje já é referência em compreensão e diagnóstico, o futuro do Instituto do Cérebro terá como essência o tratamento e a possibilidade de cura para doenças como Alzheimer, Parkinson e câncer. Conduzido por um time multidisciplinar de pesquisadores do InsCer, o projeto terá a coordenação do diretor do Instituto do Cérebro, Jaderson Costa da Costa.
PUCRS e o Apoio da Finep
A Finep tem apoiado a PUCRS em diversas iniciativas ao longo dos anos. Em 2002, a Universidade captou recursos do primeiro edital da Finep para Parques Científicos e Tecnológicos, o que possibilitou a construção do Tecnopuc.
A partir daí, o Tecnopuc recebeu investimento da Financiadora em vários momentos importantes de sua evolução, entre os quais a construção do Portal Tecnopuc, em 2007, do Global Tecnopuc, em 2010, e, em 2022, o recurso captado está sendo aplicado para viabilizar uma parte do projeto Tecnopuc Anywhere, a partir do qual o Parque visa extrapolar as barreiras físicas para impulsionar negócios inovadores e de impacto onde quer que eles estejam.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!