Pure Storage equipará sistemas do CERN Openlab

acelerador de particulas, Large Hadron Collider, LHC, CERN

A fabricante de soluções de armazenamento Pure Storage anunciou uma parceria com o Laboratório Europeu de Física de Partículas, ou CERN. O objetivo do acordo é colaborar com o CERN Openlab no desenvolvimento de soluções de TIC para o Grande Colisor de Hádrons (Large Hadron Collider, ou LHC na sigla em inglês), estrutura científica mais conhecida como acelerador de partículas, o maior do mundo do tipo.

Segundo o comunicado sobre o acordo, as empresas trabalharão para implementar infraestrutura de armazenamento com tecnologia flash em “escala de exabytes”.

Luca Mascetti, CTO de armazenamento do CERN Openlab, explica que o acordo prevê integrar tecnologia flash no sistema de armazenamento distribuído da instituição científica, de modo a obter e acessar dados de forma “mais eficaz”. Em, em segundo lugar, “demonstrar à comunidade científica o potencial para aprimorar as capacidades de armazenamento, acelerando globalmente o ritmo de descoberta e inovação em instituições de pesquisa”, diz.

O CERN gera uma grande quantia de dados após experimentos de física de alta energia, e eles devem ser registrados, armazenados e analisados de forma eficiente. Segundo as partes, soluções de armazenamento tradicionais são “gargalos para computação de alto desempenho”, o que justificaria a substituição das unidades de disco rígido legadas por tecnologia flash.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!