Quem é Shou Zi Chew, o discreto ‘chefão’ do TikTok
Presidente-executivo da rede social tem 40 anos e foi estagiário no Facebook e diretor da Xiaomi. Shou Zi Chew, presidente-executivo do TikTok, em audiência no Congresso dos EUA em 23/03/2023
Evelyn Hockstein/Reuters
O presidente-executivo do TikTok, Shou Zi Chew, defendeu a empresa no Congresso dos Estados Unidos nesta quinta-feira (23).
Há alguns anos a rede social chinesa enfrenta suspeitas de ameaçar a segurança dos Estados Unidos. Mas quem é o “chefão” do TikTok?
Chew, de 40 anos, é um ex-banqueiro que teve uma ascensão rápida no setor de tecnologia.
Veja o que se destaca em sua trajetória:
📚 Nascido em Singapura, de personalidade discreta, ele frequentou a prestigiosa Hwa Chong School, antes de se mudar para a Europa com o objetivo de estudar economia na University College de Londres.
🏦 Na capital britânica, Chew trabalhou no banco de negócios Goldman Sachs e estagiou no Facebook, antes de concluir um MBA na Harvard Business School, nos Estados Unidos.
📱 Depois de vários anos na empresa de investimentos DST, Chew, fluente em mandarim e inglês, foi nomeado diretor financeiro da gigante chinesa de telefonia Xiaomi em 2015.
✍️ Em março de 2021, ingressou na ByteDance, controladora do TikTok, e rapidamente assumiu a direção do aplicativo, após a renúncia repentina de seu antecessor, o americano Kevin Mayer.
Discrição
Chew não é um grande usuário do TikTok. Ele publicou apenas cerca de 20 vídeos desde o ano passado e tem menos de 20.000 seguidores no aplicativo.
Em sua conta, algumas imagens mostram o executivo assistindo ao show do intervalo do Superbowl ou dançando com a estrela do pop Ciara. Outros se concentram em momentos mais simples, como uma visita ao Museu Britânico e uma fantasia de Halloween.
Quem é o empreendedor à frente do ChatGPT
O CEO do TikTok é casado com a diretora-executiva de uma empresa de investimentos Vivian Kao, ex-colega de classe na escola de negócios de Harvard, que conheceu por e-mail em 2008. Eles têm dois filhos.
Como a maioria dos homens de Singapura, Chew prestou o serviço militar, onde se destacou tanto que foi nomeado oficial, segundo o jornal “Straits Times”. Segundo as leis do país, isto significa que ele deve permanecer como reservista do Exército até os 50 anos, uma década a mais do que os homens de outras patentes.
Pressão política
Embora Chew administre a empresa a partir de Singapura, segundo o TikTok, não está claro quanto poder de decisão ele tem em relação ao fundador da ByteDance, Zhang Yiming, e a outros executivos da empresa controladora.
Há meses, Chew lida com uma pressão política que disparou em ambos os lados do Atlântico. A Casa Branca, a Comissão Europeia e os governos do Canadá e do Reino Unido proibiram seus funcionários de usar a plataforma de vídeos, bastante popular entre os jovens.
O governo americano insinuou que se o TikTok permanecer sob o controle da ByteDance será proibido.
Reguladores suspeitam de que o aplicativo dê a Pequim acesso aos dados dos usuários, o que o TikTok sempre negou.
“A ByteDance não pertence ao governo chinês, nem é controlada por ele”, afirmou Chew durante a audiência no Congresso nesta quinta.