Refinaria de Mataripe, adquirida pela Acelen, integra sistemas legados em tempo recorde

A Refinaria de Mataripe, da Petrobras adquirida pela Acelen, empresa criada pela Mubadala Capital, dos Emirados Árabes, teve seus sistemas legados substituídos em um projeto liderado pela Digibee e integrados em tempo recorde. A refinaria fica em São Francisco do Conde, na região metropolitana de Salvador, e teve sua venda concluída em novembro de 2021.

Com a ajuda da Digibee, a Acelen integrou sistemas corporativos e industriais para garantir as mudanças necessárias na operação da refinaria. O trabalho foi feito em oito meses. A Digibee é uma solução iPaaS (Integration Platform as a Service), que preenche a lacuna entre os sistemas atuais e as novas tecnologias, auxiliando na conexão de dados e plataformas que nunca foram integrados antes, independentemente dos silos existentes ou da infraestrutura legada.

“A Acelen nos trouxe um desafio inédito e muito complexo. Integrar tantos sistemas críticos e possibilitar que uma operação de óleo e gás, com valor estimado em bilhões de reais, funcione de forma escalável e sem riscos de down-time requer expertise e dedicação. Entregar um projeto bem-sucedido quatro meses antes do prazo estabelecido foi uma conquista para todos na Digibee”, ressalta Marcelo Silva, Country Manager da Digibee.

Mesmo funcionando como uma startup, recebemos a árdua tarefa de implementar todos os sistemas de uma refinaria, substituindo a consagrada plataforma de soluções da Petrobras. Usamos a Digibee para integrar inúmeras soluções de sistemas corporativos e industriais”, conta Fernando G. Birman, CIO da Acelen.

Na primeira fase do projeto, o foco foi na integração de todos os sistemas essenciais para operar de forma independente da Petrobras. Segundo a Digibee, foram mais de 40 pipelines em produção, incluindo operações como estoque, faturamento e processos de recursos humanos. Já a segunda fase consistiu em integrar todos os fluxos restantes do Salesforce, bem como fluxos que surgiram conforme necessidade.

Entre os principais sistemas integrados estão SAP, BACEN, Salesforce, Transpetro, Prisma, AVEVA, PiWeb, Fieldglass, Success Factory, Apollus, Neolude, Finnet e Thomson. Além do impacto nos processos de estoque e recursos humanos, o projeto incluiu pipelines de ordem de venda, faturamento, transferência, preço, contrato, dados de carregamento, financeiro e dados de medição.

A Acelen, com a aquisição da refinaria, se tornou responsável pelo abastecimento energético de mais da metade da região Nordeste do Brasil. Hoje, a companhia conta com mais de 1.000 colaboradores. A empresa afirma estar investindo cerca de R$ 1,1 bilhão para garantir eficiência operacional e aumento da capacidade de produção.