30% dos profissionais de RH não usam tecnologia para gerir pessoas

Imagem de uma pessoa utilizando um notebook, com uma mão segurando uma esfera digital brilhante contendo ícones de pessoas. Ao redor da esfera, há pequenos ícones de cadeados e perfis, representando conceitos de gestão de pessoas, recursos humanos e segurança de dados. (rh, recursos humanos, gestão de pessoas, rhtechs)

Apesar de a tecnologia desempenhar papel importante na gestão de recursos humanos das empresas, aproximadamente 30% dos profissionais ainda não utilizam softwares para fazer a gestão dos funcionários. É o que revela a 5ª edição do HR Innovation, estudo da Ahgora by Totvs, revelado recentemente.

Segundo o levantamento, registro e gestão de ponto (60%), folha de pagamento (51%), gestão de férias (45%) e atração e seleção (40%) são os recursos mais digitalizados nas empresas.

Leia mais: CEO da Anthropic quer “escanear o cérebro” dos modelos de IA até 2027

O estudo foi feito por questionário online, com respostas de 717 profissionais de RH – a maioria líderes (53,5%), em cargos como coordenadores, supervisores, gerentes, diretores, proprietários e C-levels. Entre os respondentes, 34,45% são clientes da Totvs. A coleta de dados ocorreu entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025.

Responsabilidade social

O HR Innovation apresentou, pela primeira vez, uma seção especifica sobre ESG aplicado à área de gestão de pessoas. Para 48,7% dos respondentes, ações ESG são prioridade em suas organizações em 2025, enquanto para 22,5% não são (e 26,1% não souberam responder).

O estudo analisou as iniciativas das organizações voltadas para a temática de diversidade e inclusão: 48% afirmaram que suas empresas possuem iniciativas estruturadas, enquanto 39,6% não possuem, e 9,9% não souberam responder. Entre os principais grupos priorizados pelo RH nessas ações estão mulheres, pessoas com deficiência, o público LGBTQIAP+ e pessoas pretas ou indígenas.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!