30% dos profissionais de RH não usam tecnologia para gerir pessoas

Apesar de a tecnologia desempenhar papel importante na gestão de recursos humanos das empresas, aproximadamente 30% dos profissionais ainda não utilizam softwares para fazer a gestão dos funcionários. É o que revela a 5ª edição do HR Innovation, estudo da Ahgora by Totvs, revelado recentemente.
Segundo o levantamento, registro e gestão de ponto (60%), folha de pagamento (51%), gestão de férias (45%) e atração e seleção (40%) são os recursos mais digitalizados nas empresas.
Leia mais: CEO da Anthropic quer “escanear o cérebro” dos modelos de IA até 2027
O estudo foi feito por questionário online, com respostas de 717 profissionais de RH – a maioria líderes (53,5%), em cargos como coordenadores, supervisores, gerentes, diretores, proprietários e C-levels. Entre os respondentes, 34,45% são clientes da Totvs. A coleta de dados ocorreu entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025.
Responsabilidade social
O HR Innovation apresentou, pela primeira vez, uma seção especifica sobre ESG aplicado à área de gestão de pessoas. Para 48,7% dos respondentes, ações ESG são prioridade em suas organizações em 2025, enquanto para 22,5% não são (e 26,1% não souberam responder).
O estudo analisou as iniciativas das organizações voltadas para a temática de diversidade e inclusão: 48% afirmaram que suas empresas possuem iniciativas estruturadas, enquanto 39,6% não possuem, e 9,9% não souberam responder. Entre os principais grupos priorizados pelo RH nessas ações estão mulheres, pessoas com deficiência, o público LGBTQIAP+ e pessoas pretas ou indígenas.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!