Rio de Janeiro reinicia vacinação atualizada contra Covid-19
A vacinação atualizada contra a Covid-19 será reiniciada no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (7). A Secretaria Municipal de Saúde (SMS-RJ) anunciou que a nova vacina, que oferece proteção contra a cepa JN.1, começará a ser administrada em idosos que residem em instituições de longa permanência. O município recebeu um total de 20.700 doses, além de 13.040 doses do imunizante Pfizer Baby, destinado a crianças de seis meses a quatro anos.
A nova vacina é considerada segura e eficaz na redução de internações e mortes relacionadas à Covid-19. Para que os idosos possam receber a nova dose, é necessário que tenham completado um ano desde a última vacinação. Nas semanas seguintes, a imunização será ampliada para outros grupos prioritários, que poderão se vacinar em 240 salas de vacinação espalhadas pela cidade, além do Super Centro Carioca de Vacinação.
No sábado (10), ocorrerá o Dia D de vacinação contra a gripe, que contará com mais de 500 mil doses disponíveis. A vacina é recomendada para todas as pessoas a partir de seis meses de idade, exceto aquelas que apresentaram reações alérgicas graves a doses anteriores. Para receber a vacina, é imprescindível levar um documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação.
Publicado por Nátaly Tenório
*Reportagem produzida com auxílio de IA