RNP formaliza novo centro de dados para pesquisa com a Elea
A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), anunciou essa semana que incluiu mais um centro de dados (CND) para instituições de ensino e pesquisa do Sistema RNP. Trata-se de um acordo de cooperação técnica com a Elea Data Centers. Os valores envolvidos não foram divulgados.
A infraestrutura fica no data center Tier 3 da Elea, em Brasília (DF), que troca o tráfego da região e opera com energia renovável. A iniciativa busca ampliar a disponibilidade do serviço de colocation para a comunidade acadêmica, assim como habilitar ofertas e modelos de negócios, dizem as partes.
“Os Centros Nacionais de Dados são espaços para a prestação de serviços de forma distribuída em prol das instituições do Sistema RNP. O primeiro serviço disponibilizado é o de colocation, que viabiliza a estruturação de novas ofertas, como armazenamento seguro de dados de larga escala, nuvem híbrida comunitária, inteligência artificial (IA) e computação de alto desempenho (HPC)”, explica Antônio Carlos Nunes, diretor de serviços e soluções da RNP.
Leia também: Meta muda política de moderação: liberdade de expressão ou discurso de ódio?
Uma das frentes do Programa Conecta, do MCTI, os CNDs recebem recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). O primeiro CND foi inaugurado em 2024, em São Paulo. A expectativa é de que o centro de Brasília entre em operação no primeiro semestre de 2025.
“É extremamente importante termos uma parceria como essa com uma entidade voltada para a pesquisa e área de desenvolvimento. Essa troca de informação e tecnologia vai ser muito importante para alavancarmos novos negócios e desenvolver a área de pesquisa, que é extremamente importante para nosso País”, diz Márcia Salomão, diretora de negócios de governo da Elea.
A Elea tem nove data centers distribuídos em cinco metrópoles brasileiras, com capacidade e escala para acomodar grandes provedores de nuvem, conteúdo e de serviços, além do mercado corporativo, diz a empresa. A empresa tem infraestrutura de TI em Brasília, Porto Alegre e Curitiba.
A RNP ainda terá um terceiro centro em Fortaleza (CE), no Ceará. A previsão é que ele entre em operação no segundo semestre de 2025.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!