Saiba como manter seu HD funcionando com bom desempenho no Mac
Por ser formado por algumas partes mecânicas, o HD (Hard Disk, ou disco rígido) é naturalmente mais lento que todo o resto do computador, principalmente se comparado com a memória ou o processador. Com isso, se o disco rígido não acompanhar o ritmo do conjunto, ele torna todo o sistema mais lento. Por isso é essencial fazer com que o HD esteja sempre pronto para funcionar com bom um desempenho.
Para melhorar a performance do disco rígido é preciso reduzir sua atividade mecânica o máximo possível, o que pode ser alcançado diminuindo o uso de memória virtual, desfragmentando o componente e liberando espaço. Para conseguir isso no Mac OS X é necessário apenas alguns cuidados e antes de tudo, conhecer o sistema operacional e as ferramentas que podem ser usadas nele.
Aumente a memória RAM e diminua o uso da Memória Virtual
Se você já se perguntou como um computador com pouca memória RAM consegue abrir vários programas ao mesmo tempo, a memória virtual é a resposta. O sistema operacional cria uma área no disco para colocar os dados que precisa e assim consegue executar aplicativos e fazer tarefas mesmo com pouca memória. Contudo, essa estratégia utiliza muita atividade de leitura e escrita no disco, provocando lentidão no sistema. O ideal é que não seja usada nenhuma memória virtual ou o mínimo possível.
O Mac OS X faz um gerenciamento de memória bastante eficaz, ele automaticamente aloca memória e ajusta o conteúdo da memória conforme o necessário. Por causa disso, o usuário normalmente não precisa fazer nenhuma intervenção manual. Basta apenas saber que quanto menos RAM disponível, mais lento ficará seu computador, pois ele irá usar a memória virtual no HD. A boa noticia é que com os preços das memórias cada vez mais baixos, vale a pena investir e colocar o máximo possível. O resultado será uma perceptível melhora de desempenho no seu Mac.
A fragmentação de arquivos é um problema grave que ocorre toda vez que é feita uma nova gravação no disco. Na medida em que novas informações são gravadas, partes dos arquivos vão se espalhando pelo disco, fazendo com que o disco rígido tenha um trabalho adicional que pode deixar o computador lento. O que o processo de desfragmentação faz é reorganizar esses “pedaços” que compõem os arquivos de forma que eles fiquem mais próximos. Isso diminui o tempo que a leitura do disco rígido leva para achar as informações, e consequentemente, aumenta o desempenho do disco.
Entretanto, a partir do Mac OS X 10.2 não é necessário fazer a desfragmentação, pois ele utiliza o sistema de arquivos HFS+, que previne e evita que os arquivos, ao serem gravados, sejam fragmentados. Ele tenta não utilizar o espaço livre mais recente no disco. O sistema procura grandes áreas livres existentes antes da gravação corrente, evitando a fragmentação.
Com isso, muito raramente, será necessário desfragmentar um disco do Mac. O único cenário em que isso pode ser necessário é quando o disco está com menos de 10% de espaço livre, o que impediria o sistema de executar a rotina de desfragmentação automática. Ainda assim, nesse caso basta que o usuário apague arquivos para conseguir mais espaço no disco para tudo voltar ao normal.
Depois de conhecer as características do Mac relacionadas ao uso do disco, percebe-se que a grande sacada para manter o disco a pleno vapor, resumidamente, é deixar o disco com espaço livre e ter bastante memória RAM para que o sistema evite usar a memória virtual. Mas ajustar a memória RAM se faz apenas uma vez e liberar espaço em disco é uma necessidade constante. Por isso o usuário deve adotar uma rotina de sempre apagar arquivos desnecessários ou que estejam ocupando muito espaço.
A boa notícia é que liberar espaço em disco no Mac não é complicado. Só é preciso ver como está o uso do disco antes de sair apagando arquivos e, para fazer isso, basta clicar no ícone da maçã na barra de menus, escolher a opção “Sobre este Mac” e na janela que aparece, clicar no botão “Mais Informações…”. Uma janela com todos os dados sobre o equipamento será aberta. Para ver as informações sobre o disco, clique na aba “Armazenamento”. A visualização é bem simplificada e serve apenas como base para saber o que deve ser apagado.