Somente 14% dos líderes de segurança equilibram proteção e uso de dados para o negócio
![Somente 14% dos líderes de segurança equilibram proteção e uso de dados para o negócio 2 Mão segurando um ícone digital interativo em formato de escudo com cadeado, representando segurança digital, sobre um laptop. O fundo contém elementos tecnológicos como ícones de 5G, nuvem, inteligência artificial e gráficos, simbolizando conectividade, inovação e proteção de dados. (ANPD, negócio, negócios)](https://itforum.com.br/wp-content/uploads/2024/12/OFICIAL-Dimensao-Wordpress-2024-12-13T183729.407.jpg?x35016)
Apenas 14% dos líderes de segurança e gerenciamento de riscos (SRM, na sigla em inglês) conseguem proteger de forma efetiva os ativos de dados organizacionais e, ao mesmo tempo, viabilizar o uso dos dados para atingir objetivos de negócios. É o que revela um estudo divulgado recentemente pela consultoria americana Gartner.
Enquanto 35% dos participantes protegem os ativos de dados e 21% os usam para atingir objetivos de negócios, apenas um em cada sete consegue fazer as duas coisas de maneira eficaz ao mesmo tempo. A pesquisa foi realizada de junho a agosto de 2024 com 318 líderes de segurança sênior de empresas de diferentes setores e tamanhos em todo o mundo.
Leia também: IDC prevê 13% de crescimento para o mercado de TI brasileiro em 2025
“Com apenas 14% dos líderes de segurança e gerenciamento de riscos capazes de proteger seus dados e, ao mesmo tempo, apoiar as metas de negócios, muitas empresas podem enfrentar maior vulnerabilidade a ameaças cibernéticas, penalidades regulatórias e ineficiências operacionais”, alerta em comunicado Nathan Parks, especialista sênior de pesquisa do Gartner.
O Gartner recomenda que os líderes de segurança e gerenciamento de riscos tomem cinco medidas para alinhar necessidades de negócio e segurança dos dados. São elas:
- Reduzir o atrito relacionado à governança usando um processo bem estabelecido para cocriar políticas e padrões de segurança de dados com os usuários finais, solicitando o feedback deles.
- Alinhar os esforços de governança relacionados à segurança de dados por meio de parcerias com outras funções internas para identificar sobreposições e sinergias.
- Delinear requisitos de segurança inegociáveis que devem ser atendidos pela empresa ao lidar com riscos de segurança de dados previamente desconhecidos.
- Definir barreiras de proteção em torno de decisões relacionadas à inteligência artificial generativa (IA generativa).
- Trabalhar em conjunto com as equipes de Data & Analytics (D&A) para garantir a adesão de cima para baixo das iniciativas de segurança de dados.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!