Serpro lança programa de digitalização para cidades com até 30 mil habitantes

Municípios com até 30 mil habitantes ganharam essa semana um programa público de incentivo à transformação digital. O Prefeitura +Digital mira pequenas cidades do País e é promovido pelo Serpro, empresa de tecnologia do governo federal, em parceria com o Ministério da Fazenda. O lançamento acontece durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas (ENPP) em Brasília (DF) entre 11 e 13 de fevereiro.
O programa promete soluções que facilitam a oferta de serviços digitais, comunicação e segurança de dados para as prefeituras. A iniciativa busca que cidades menores modernizem a gestão e ofereçam serviços mais ágeis aos cidadãos, o que em tese reduziria desigualdades regionais profundas que ainda existem no Brasil.
“Democratizar o acesso à tecnologia, especialmente nos menores municípios, é uma de nossas prioridades. Mais tecnologia significa mais eficiência para a gestão e mais qualidade de vida para a população”, disse durante o evento o presidente do Serpro, Alexandre Amorim.
Leia mais: Brasil lidera expansão de data centers na América Latina, mas avanço tem desafios
O público potencial do programa do governo é grande. A maioria absoluta (ou quase 80%) dos municípios brasileiros tem menos de 30 mil habitantes, segundo cálculos feitos pelo IT Forum com base em dados do último Censo do IBGE.
Soluções em três áreas
As soluções são divididas em três áreas, ou “eixos”, como define o Serpro. A primeira é a de serviços digitais, o Cidades.gov.br, que inclui agendamentos e consultas online. No eixo comunicação, está incluso armazenamento, comunicação e streaming em nuvem, graças à conectividade aos data centers do Serpro.
No eixo segurança, as soluções Neosigner e SerproID prometem assinaturas digitais com criptografia e trilha de auditoria. As soluções oferecidas devem estar disponíveis gratuitamente por até 24 meses. Os prazos, no entanto, podem ser negociados, diz o Serpro.
As prefeituras interessadas devem formalizar adesão ao programa até 30 de abril de 2025. Após a inscrição, o município terá prazo de até três meses para ativar as ferramentas que melhor atendam às suas necessidades. O formulário de interesse está no site do programa.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!