Serviços de emergência poderão localizar usuários de chamadas com sistema Android

A imagem mostra duas ambulâncias de cor branca com uma faixa vermelha horizontal e o símbolo de uma cruz vermelha dentro de um círculo branco. No primeiro plano, vemos uma parte lateral e frontal da primeira ambulância, com a porta fechada e o vidro refletindo árvores ao fundo. No plano de fundo, há outra ambulância, parcialmente visível, estacionada em um pavimento de pedra. Ao lado direito da imagem, uma pessoa de uniforme laranja fluorescente aparece parcialmente, sugerindo uma equipe de resgate ou emergência.

A Anatel anunciou nesta segunda-feira (16) um novo recurso para facilitar um possível resgate ou socorro. A partir de agora, os usuários que ligarem para os serviços de emergência (Polícia, SAMU e Corpo de Bombeiros) de um smartphone com sistema Android terão sua localização automaticamente compartilhada com as autoridades.

A função é fruto de uma parceria com a Google e é chamada de Serviço de Localização de Emergência. A big tech oferece o serviço via internet e SMS em áreas de cobertura para os celulares com sistema operacional Android 5.0 ou versões mais recentes. Aqueles que não quiserem compartilhar suas informações podem desativar a funcionalidade nas configurações de localização do aparelho.

Leia também: Quem regula o futuro digital do Brasil? Anatel defende a criação de um órgão especializado

Segundo a Google, o serviço já é uma realidade em outros países, reduzindo o tempo de resposta em emergências. A empresa quer ainda expandir o escopo de informações compartilhadas “Essa evolução trará ainda mais dados úteis aos socorristas, como informações sobre o idioma do aparelho e detalhes opcionais fornecidos pelo usuário, como alergias ou condições médicas”, afirma em comunicado a empresa.

O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, disse que “o novo recurso demonstra o compromisso da Anatel e de seus parceiros em salvar vidas, utilizando a tecnologia para garantir respostas mais rápidas e precisas nos momentos em que cada segundo conta”.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!