Setor financeiro lidera transformação digital no Brasil, dizem PwC e FDC

O setor de serviços financeiros obteve o melhor desempenho entre todas as indústrias analisadas pela segunda edição do Índice Transformação Digital Brasil (ITDBr) desenvolvido em parceria pela PwC Brasil e pela Fundação Dom Cabral (FDC). O estudo avalia o nível de maturidade digital das organizações brasileiras.
O ITDBr aponta que 59,4% das empresas desse setor colocam a transformação digital como o principal direcionador de investimentos, número superior à média geral de 40,3%. Além disso, o setor financeiro é referência em práticas de sustentabilidade (ESG) e governança ética da própria transformação, dizem os autores do relatório.
Veja também: KPMG: 85% da manufatura industrial adotará IA em três anos
“A implementação de estratégias digitais bem definidas, aliada à otimização de processos internos, tem sido o grande diferencial, permitindo que o setor financeiro lidere a transformação digital de maneira consistente”, diz em comunicado Lindomar Schmoller, sócio e líder da indústria de serviços financeiros da PwC Brasil.
O ITDBr utiliza metodologia própria e distribui notas em uma escala de 1 a 6. Avalia dimensões como estratégia, governança, processos digitais, infraestrutura e cultura organizacional.
“Há um aumento na percepção e na relevância que os tomadores de decisão têm dado às inovações e tecnologias digitais. O desafio, porém, não está na inovação em si, mas nos mecanismos de governança que a acompanham”, diz Hugo Tadeu, professor da Fundação Dom Cabral. “Sem uma estratégia adequada – que envolva a estrutura organizacional – essa maturidade continuará em níveis baixos.”
Impactos da transformação
Entre os impactos esperados da transformação digital, o aumento da eficiência operacional aparece citado por 81% das instituições financeiras ouvidas pela PwC e pela FDC. O uso de tecnologias como blockchain, inteligência artificial (IA) e cibersegurança também se sobressai no setor, sendo adotadas por 60%, 50% e 20% das empresas entrevistadas, respectivamente.
O principal fator que impede a implementação da transformação digital é a estrutura e a cultura organizacional, com 41% das respostas. A aversão ao risco é mencionada pelas empresas do setor financeiro logo em seguida, com 28% das respostas.
Segundo o ITDBr, a transformação digital no setor financeiro é orientada pela busca por eficiência operacional (55%), planejamento estratégico e governança (55%). O resultado indica que o setor financeiro vê a transformação digital principalmente como uma oportunidade para melhorar processos internos ao invés de se concentrar em fatores externos como clientes e mercado, fator apontado por apenas 27% dos participantes do índice.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!