Sicoob Cocred reduz tempo de processamento de grande volume de dados em 70%

sicoob Sicoob Cocred reduz tempo de processamento de grande volume de dados em 70%

A cooperativa de crédito Sicoob Cocred transformou processos de atualização cadastral, o que trouxe redução de 70% no tempo de processamento de dados complexos, convertendo horas de trabalho em minutos. A automação, diz a organização, gerou economia de tempo, redução de custos operacionais e permitiu realocar profissionais para atividades mais estratégicas.

A solução adotada foi a IDP (Intelligent Document Processing), da SoftExpert. A solução promete empregar inteligência artificial e machine learning para capturar e classificar dados, extraindo “informações críticas com precisão”. O objetivo seria reduzir tempo de processamento, agilizando a atualização de cadastros e transformando documentos em informações mais valiosas para os decisores.

Antes da implementação da tecnologia, o processo de atualização era manual. Incluía a análise de documentos como declarações de imposto de renda, o que levava dias e, em casos complexos, até uma semana. O problema crescia junto com a cooperativa: ela está atualmente em 35 cidades de São Paulo e Minas Gerais, e conta com 76 mil cooperados.

Leia também: Para Marcos Sirelli, diretor de TI da Porto, IA é questão de negócios

A atualização anual dos cadastros, fundamental para o funcionamento da cooperativa e para garantir a segurança dos cooperados, começou a se tornar um desafio.

Com a adoção do IDP integrada à solução de BPM, a Sicoob Cocred conseguiu reduzir o tempo de atualização cadastral para cerca de 20 minutos, um terço do tempo anterior. Nos primeiros três meses de uso, mais de 7,5 mil documentos foram processados, triplicando a capacidade.

Segundo Hermínio Gonçalves, CEO da SoftExpert Brasil, o sistema aprende com novos tipos de documentos e padrões à medida que estes são processados. “A evolução contínua da nossa solução permite que nossos clientes, como a Sicoob Cocred, mantenham-se competitivos em um mercado em constante transformação”, alega.

Ademir José Carota, diretor administrativo da Sicoob Cocred, conta que a tecnologia permitiu oferecer “serviços mais eficientes e precisos”, e que a modernização tecnológica se tornou um compromisso da cooperativa. “… estamos comprometidos em expandir essas soluções para outros fluxos internos, pois acreditamos que essas tecnologias disruptivas têm um enorme potencial de aplicação em diversas áreas”, diz.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!