Simone Tebet diz que Brasil precisa superar ‘complexo de vira-lata’

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, enfatizou a necessidade de o Brasil superar o que chamou de “complexo de vira-lata”. Em sua visão, os indicadores econômicos do país são “absolutamente positivos”, com exceção dos preços elevados dos alimentos, que são temporários e influenciados por fatores sazonais. Na cerimônia de lançamento da Pedra Fundamental do Projeto Sucuriú, da Arauco, em Inocência (MS), Tebet comemorou o investimento da empresa chilena de celulose e argumentou que as exportações brasileiras, como de celulose, ajudam a trazer mais dólar para o Brasil, auxiliando a reduzir “na ponta” a inflação de produtos e alimentos.

“Quando a gente fala em exportação, em balança comercial, superavitária, nós estamos falando em trazer mais dólares, quando a gente traz mais dólares isso facilita e isso fortalece a nossa moeda”, disse Tebet, que também defendeu a potencialidade do Brasil na transição ecológica e energética e a condição única do País em garantir segurança alimentar aqui e no mundo, colocando “comida barata na mesa de todos”.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

“Então vamos ser otimistas com esse País, os números são absolutamente positivos, não tem nada – a não ser o preço dos alimentos que, temporariamente, pelas sazonalidades, estão altos – que esteja ruim no Brasil”, disse Tebet a jornalistas. “Nós não temos por que ter esse pessimismo, olhar só para o lado negativo das coisas, não num país que tem a capacidade de trazer uma empresa com a credibilidade da Arauco”, concluiu.

*Reportagem produzida com auxílio de IA e Estadão Conteúdo
Publicado por Fernando Dias