Sistema Ailos migra ambiente de data center para suportar crescimento

O Sistema Ailos, que reúne 13 cooperativas de crédito de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul, enfrentava um desafio importante. O grupo atende 1,6 milhão de cooperados no Brasil e tem R$ 23 bilhões em ativos, além de operações de crédito de R$ 16 bilhões. Atua com pessoas físicas, jurídicas e o setor público.
Diante do tamanho da operação e a quantidade de transações diárias, o Ailos mudou um de seus data centers de fornecedor de modo a atender melhor as demandas de crescimento da empresa. Como já possuía uma parceria com a Teletex, contratou uma solução de automação e segurança de rede de data center da Cisco fornecida pela empresa.
“Precisávamos de uma tecnologia mais inovadora, (…) mais completa e que suportasse nossa expansão, então a Teletex nos apresentou o Cisco Application Centric Infrastructure (ACI)”, lembra em comunicado Josimar Ferrari, coordenador de redes do Ailos.
Leia também: Ameaças do ano que vem: 3 tendências de cibersegurança para 2025
O Ailos migrou todo o ambiente para a Equinix. Foram 30 dias de planejamento e 180 de implementação, com treinamentos e repasse da solução aos responsáveis pela migração para que servidores, dados, racks, core de rede fossem levados ao data center com sucesso.
“Realizamos um trabalho consultivo no ambiente com nossos especialistas para que não houvesse falha na execução, testamos todas as variáveis do ambiente para ter certeza de que tudo daria certo”, conta Luiz Lima, account manager da Teletex.
Resultados
Segundo os envolvidos no projeto, os benefícios foram percebidos imediatamente, com ambiente estável e sem ocorrências graves desde a implementação. “Agora existem mais funcionalidades na solução, com uma interface gráfica no lugar das antigas linhas de código”, conta Ferrari.
Com a microssegmentação da rede, é possível isolar aplicativos, cargas de trabalho e segmentos de rede em níveis granulares. É possível definir políticas de segurança específicas para cada segmento, controlando o tráfego entre eles e prevenindo movimentação lateral de ameaças na rede.
“Não precisamos contratar um novo vendor para prover a segurança no sentido de segmentação da rede, pois o ACI da Cisco já traz embarcada a proteção. Antes desta migração corríamos risco, porque a solução não trazia a segurança”, lembra Ferrari.
Um dos planos futuros do Ailos é expandir o uso do ACI para outro data center, continuando a parceria com a Teletex. Além do ACI, o Ailos também adotou o Cisco Umbrella, que promete redução de custos operacionais e maior segurança de ambiente.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!