Starlink quer colocar mais 7,5 mil satélites no Brasil, pedido será avaliado pela Anatel

Uma exibição de um produto Starlink em uma loja de eletrônicos. No centro da imagem, há um painel preto com o logotipo 'Starlink' em letras brancas. Um terminal de usuário Starlink está em destaque, com a antena parabólica moderna e angular posicionada sobre um suporte robusto. À esquerda, está a unidade do roteador branco com o logotipo da SpaceX. Ao fundo, é possível ver prateleiras e outros produtos eletrônicos disponíveis na loja, sob luzes de teto brilhantes. (Anatel)

A Starlink pediu ao governo brasileiro para ampliar a sua operação no País em 7,5 mil satélites. Em relatório publicado nessa segunda feira (2), o relator do processo, Alexandre Freire, relata que o pedido foi feito pela empresa de Elon Musk em dezembro de 2023, mas está marcado para ser analisado pela Anatel no dia 13 de fevereiro de 2025.

Para operar no Brasil, qualquer empresa de internet precisa da autorização da Anatel. Atualmente, a Starlink já possui a permissão, operando com 6.350 satélites em órbita, segundo dados divulgados por Musk em setembro. A adição tem o objetivo de oferecer internet mais rápida a lugares de difícil acesso, como áreas rurais ou isoladas.

Leia também: Starlink ganha concorrência no Brasil com chegada da SpaceSail

A ação será avaliada logo após o Governo Brasileiro firmar um acordo com a concorrente de Musk. Em novembro, durante a COP29, a Telebras assinou com a Spacesail, empresa chinesa de satélites, em busca de expandir os serviços de internet no país em regiões mais isoladas. O acordo estabelecia uma cooperação preliminar entre a estatal brasileira e a empresa chinesa, mas também depende da avaliação da Anatel para se firmar.

*com informações do G1

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!