Temperaturas caem no Sul e Sudeste a partir desta quinta

Nesta quinta-feira (23), a previsão do tempo para a região Sudeste do Brasil indica que o calor intenso continuará a predominar, sem sinais de frentes frias no horizonte. A meteorologia destacou que, apesar da ausência de frentes frias, o aumento no transporte de umidade sobre a região deve elevar a nebulosidade. Essa mudança pode trazer chuvas, o que, por sua vez, pode resultar em temperaturas mais amenas. Nos últimos dias, os termômetros ultrapassaram os 34ºC, chegando perto dos 40ºC no Rio de Janeiro. Com a chegada das chuvas, espera-se que as temperaturas se estabilizem em torno dos 30ºC.

A umidade deve provocar chuvas em áreas do sul do estado de São Paulo, como Registro, Campinas, Bauru e Sorocaba, onde são esperadas tempestades mais intensas. O oeste paulista, incluindo Presidente Prudente, e regiões do sul do Paraná, como Paranavaí, também devem enfrentar condições semelhantes. No litoral do Paraná e de Santa Catarina, especialmente em Itajaí, e no norte do Rio Grande do Sul, as tempestades podem ser mais fortes. O centro-oeste do Brasil, incluindo Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul, também deve enfrentar calor durante o dia e temporais ao final da tarde, um padrão típico do verão.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Em contraste, o tempo deve permanecer mais estável no sul de Minas Gerais, em algumas áreas do Rio de Janeiro e no sul do Rio Grande do Sul, como Bajé e Uruguaiana, onde o calor e o clima abafado prevalecem. As temperaturas máximas previstas para hoje são de 31ºC em São Paulo, 30ºC em Curitiba e Goiânia, com a maioria das regiões mantendo-se na casa dos 30ºC. A capital paulista, que registrou 34ºC no início da semana, já apresenta uma leve melhora, proporcionando um alívio para os moradores. Com a previsão de chuvas e a manutenção do calor, a população deve se preparar para enfrentar dias de clima instável.

*Com informações de Paula Nobre 

*Reportagem produzida com auxílio de IA