A transformação da TI na Ri Happy: um novo capítulo com foco em negócios sob a liderança de Paulo Farroco

Paulo Farroco, CIO da Ri Happy

Em julho de 2022, Paulo Farroco assumiu a diretoria de Tecnologia da Informação do Grupo Ri Happy, um desafio significativo em um momento crítico do calendário varejista, onde as vendas de Dia das Crianças, Black Friday e Natal se aproximavam rapidamente. Farroco levou na bagagem sua experiência com a transformação de gigantes do varejo e a sua missão naquele momento estava clara: reverter a trajetória negativa do digital, transformar a operação em um motor de rentabilidade e preparar a empresa para uma nova era de crescimento. Deu certo.

Ao assumir a cadeira, Farroco encontrou um cenário desafiador. O digital, crucial para o varejo contemporâneo, precisava de fôlego. “A preocupação inicial foi garantir a estabilidade para a sazonalidade e estruturar o digital como uma área de vendas rentável”, explica ele. A reestruturação foi rápida e eficaz, resultando em um retorno positivo que culminou em um impressionante 20% de EBITDA somente nessa frente até o final de 2022.

Maratona da transformação na Ri Happy

O ano de 2023 trouxe novos desafios, lembra ele, incluindo a necessidade de um reperfilamento de dívidas e mudanças estruturais na empresa. A visão de Farroco para a TI transcendeu a mera implementação de tecnologia. Ele a enxergou a TI como uma frente estratégica para as operações e o crescimento da Ri Happy e direcionou, junto com seu time, todos os esforços nesse sentido. “A tecnologia não deve ser vista como um fim em si, mas como um viabilizador de novas avenidas de crescimento”, destaca.

Sob sua liderança, a empresa centralizou suas operações em uma única nuvem, a Google Cloud, e começou a desenvolver uma arquitetura de referência robusta para analytics e business intelligence. Essa mudança não só melhorou a eficiência operacional, mas também preparou o terreno para uma futura integração com inteligência artificial (IA). “Estamos mais corajosos e preparados para IA”, afirma Farroco, referindo-se ao controle e confiabilidade dos dados.

Uma incursão inicial – porém ousada com IA – já foi concluída, revela. A Ri Happy criou uma rádio de música totalmente gerada por inteligência artificial, que visa criar um ambiente seguro e divertido nas lojas. “Não é apenas sobre vender produtos, mas sobre criar memórias e momentos mágicos para as famílias”, enfatiza Farroco.

Além da reestruturação interna, a Ri Happy também explorou novas avenidas de crescimento. Em 2023, a empresa promoveu mais de 14 mil eventos de entretenimento em suas lojas, proporcionando experiências para as crianças que vão além da simples compra de brinquedos. “Queremos que nossas lojas sejam destinos de entretenimento, onde a diversão é prioridade e a compra não é obrigatória”, conta.

Preparativos para o Dia das Crianças

Com o Dia das Crianças se aproximando, a Ri Happy está já há bastante tempo se preparando para uma das campanhas mais ousadas de sua história. Farroco revela que a TI está preparada e o ponto alto, destaca ele, será um evento nacional no dia 6 de novembro, no programa “Caldeirão do Hulk”, que deverá atrair a atenção e celebrar a importância do dia. “Queremos nos apropriar desse evento, somos líderes de mercado e queremos que nossos clientes sintam essa conexão”, explica.

Olhando para o futuro

À medida que a Ri Happy se prepara para o futuro, a visão de Farroco é criar um ecossistema que integre franqueados, promova um comércio unificado e fortaleça o digital. Com uma equipe motivada e uma estrutura ágil, como ele mesmo define, o executivo acredita que a empresa está pronta para explorar novas oportunidades. “Estamos implementando soluções intuitivas que exigem zero treinamento e permitem que nossa equipe se torne multitarefa, aumentando a produtividade e a satisfação do cliente”, diz.

O foco em cuidar das pessoas e manter um ambiente leve e motivador é, para Farroco, a chave para o sucesso. “Cuidar do nosso time e manter um ambiente positivo é fundamental. É sobre construir momentos mágicos, tanto para nossos clientes quanto para nossa equipe. Cada projeto na TI é encarado como uma oportunidade de criar algo especial, até mesmo em tarefas corriqueiras, como um upgrade de ERP”, conclui.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!