TikTok demite centenas de funcionários em mudança para moderação por IA
O TikTok anunciou a demissão de centenas de funcionários em sua operação global. A mudança faz parte de uma estratégia mais ampla para aumentar o uso de inteligência artificial (IA) na moderação de conteúdo, em um momento em que a empresa busca automatizar grande parte do processo. Mais de 700 empregos foram cortados na Malásia, segundo fontes ouvidas pela Reuters, no entanto, o TikTok afirmou que menos de 500 pessoas foram afetadas no país.
A notícia surge em meio a um aumento da pressão regulatória sobre as grandes empresas de tecnologia na Malásia. O governo local solicitou que as plataformas de redes sociais, como o TikTok, obtenham uma licença de operação até janeiro, como parte de um esforço para combater crimes cibernéticos.
Nos últimos meses, a Malásia também relatou um aumento considerável no número de conteúdos prejudiciais em redes sociais e solicitou que as plataformas intensifiquem a vigilância sobre o material compartilhado por seus usuários. O TikTok, assim como outras empresas de tecnologia, foi instado a reforçar suas práticas de monitoramento.
Leia também: Para 31% das mulheres na TI, homens são promovidos mais rapidamente
“Estamos fazendo essas mudanças como parte dos nossos esforços contínuos para fortalecer ainda mais nosso modelo operacional global de moderação de conteúdo”, declarou um porta-voz do TikTok em um comunicado à imprensa.
As demissões atingiram, principalmente, funcionários responsáveis pela moderação de conteúdo e foram divulgadas primeiramente pelo portal de negócios The Malaysian Reserve na quinta-feira (10). O TikTok comunicou as dispensas por e-mail, informando os funcionários na noite de quarta-feira, segundo confirmação de fontes da Reuters que pediram anonimato.
A ByteDance, controladora do TikTok, emprega atualmente mais de 110 mil pessoas em mais de 200 cidades ao redor do mundo. Segundo uma das fontes, a empresa ainda planeja novas demissões no próximo mês.
Além de reduzir o quadro de funcionários, o TikTok planeja aumentar o uso de tecnologias automatizadas. Atualmente, 80% do conteúdo que viola as diretrizes da plataforma já é removido por IA. De acordo com o porta-voz, a empresa espera investir US$ 2 bilhões em iniciativas de confiança e segurança ao longo de 2024, com o objetivo de melhorar a eficiência e reduzir a necessidade de intervenção humana na moderação.
*Com informações da Reuters
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!