TIM e Eletrobras lançam oferta de energia para PMEs
Clientes da TIM que atuam com consumo de energia em média e alta tensão e têm gasto mensal superior a R$ 10 mil poderão contratar energia da Eletrobras com até 30% de economia por meio do mercado livre. A iniciativa é resultado de uma parceria entre as duas companhias, anunciada originalmente no fim de 2024, e agora operacionalizada para pequenas e médias empresas (PMEs).
A comercialização será feita via canais próprios da operadora, com apoio da equipe de vendas do segmento B2B, que apresentará a solução ao cliente e, em caso de interesse, fará o direcionamento à Eletrobras para continuidade da negociação. Uma versão digital da adesão também será disponibilizada por meio de hotsite, onde o consumidor poderá anexar sua fatura e receber proposta personalizada após análise do perfil de consumo.
Segundo a TIM, o modelo oferece previsibilidade de preços e contribui para a gestão orçamentária dos pequenos negócios. Toda a energia fornecida pela Eletrobras virá de fontes renováveis, em linha com a estratégia ESG das duas empresas.
Alinhamento com a abertura do mercado livre de energia
O vice-presidente de Comercialização e Soluções em Energia da Eletrobras, Ítalo Freitas, destacou que “somente em 2024, cerca de 150 mil novas unidades consumidoras estavam aptas a migrar para o mercado livre”, e que o modelo de parceria com a TIM “coincide com as discussões da MP 1.300”, que trata da abertura integral do mercado até 2027.
A Medida Provisória em questão é uma das principais propostas do governo federal para a reforma do setor elétrico, criando instrumentos de competitividade e novos arranjos de comercialização para todos os consumidores, inclusive os de baixa tensão.
Estratégia ESG e comercial da TIM
A TIM afirma operar com 100% de energia renovável desde 2021 e lidera atualmente a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3. A operadora busca usar essa posição para impulsionar serviços adicionais com foco ambiental e econômico.
“O lançamento tangibiliza nossa estratégia de entregar benefícios relevantes para potencializar a vida dos nossos clientes”, afirmou Fabio Avellar, VP de Receitas da TIM. A parceria também esteve presente na última convenção de vendas da operadora, com a compensação de emissões do evento via créditos de carbono e Certificados Internacionais de Energia Renovável (I-REC), emitidos pela Eletrobras.
De acordo com a estatal, em 2024 foram emitidos cerca de 15 milhões de certificados I-REC, que comprovam a origem limpa da energia consumida pelas empresas aderentes. (Com assessoria de imprensa)
O post TIM e Eletrobras lançam oferta de energia para PMEs apareceu primeiro em TeleSíntese.