TIM vai ampliar em 40% a capacidade da rede móvel em São Paulo

Executivos da TIM em coletiva de imprensa

A TIM anunciou nesta quinta-feira, 10 de abril, um plano de modernização e expansão de sua rede móvel no estado de São Paulo, que contempla a atualização de 3 mil sites na região metropolitana e a ampliação da cobertura 5G de 94 para mais de 200 municípios. Segundo a empresa, trata-se do maior projeto de infraestrutura de rede já conduzido em sua história, ao custo estimado de R$ 1 bilhão, cerca de 25% do Capex nacional para o ano.

A intervenção abrange 64 cidades do DDD 11 e inclui a instalação de mais 700 novos sites distribuídos em 160 municípios de DDDs 11, 12, 13, 15 e 19 até junho. Cidades como Campinas, Sorocaba, Capivari e Peruíbe estão na lista. Em bairros da capital paulista, como Moema, Itaim e Vila Mariana, a modernização já foi concluída.

“Estamos dobrando o número de cidades com 5G em São Paulo e completaremos o aumento da cobertura da capital até outubro”, afirmou Alberto Griselli, CEO da TIM, durante coletiva de imprensa em São Paulo.

Ele destacou que a escolha dos fornecedores é regional: a Huawei atende as 64 cidades com DDD 11, e a Nokia, o restante do estado paulista. O executivo comentou, também, que outras praças passarão por atualizações relevantes, embora que demandem menor investimento. São os casos da grande Belo Horizonte e do Triângulo Mineiro.

A iniciativa em São Paulo contempla ainda o uso de antenas desenvolvidas em parceria com a Huawei. Batizado de Metablade, o equipamento substitui duas antenas tradicionais por uma única, com ganhos em custo, desempenho e menor impacto urbanístico. A rede, do tipo 5G SA, atualizada já chega preparada para slicing (fatiamento) e eventual evolução para o 5.5G, segundo Marco Di Costanzo, vice-presidente de operações da TIM. “É uma atualização à prova de futuro”, garantiu.

A operadora informou que, nas áreas que serão atualizadas, espera aumento de 40% na capacidade de rede. Em São Caetano do Sul, por exemplo, foram instaladas 60 novas antenas 5G em 20 sites, aumentando a velocidade média
de download na rede móvel de 224 Mbps para 362 Mbps – crescimento de 60% segundo testes próprios de desempenho. Além disso, o volume total de tráfego de dados teve alta de 10%, refletindo a melhoria na eficiência da rede, com a representatividade do 5G subindo oito pontos percentuais (30% para 38%).

A expansão contará ainda com parcerias em infraestrutura. A IHS Towers, responsável pela cobertura do metrô paulistano, vai locar a infraestrutura para a TIM.

No evento, os executivos destacaram que infraestrutura da TIM vai além das áreas urbanas: cobre atualmente mais de 8 mil km de rodovias e tem contratos firmados que já somam mais de 20 milhões de hectares com rede na zona rural, segundo o vice-presidente de receitas, Fabio Avellar.

O post TIM vai ampliar em 40% a capacidade da rede móvel em São Paulo apareceu primeiro em TeleSíntese.