Toyota e NTT investem US$ 3,3 bilhões em plataforma de IA para mobilidade segura

A Toyota e a NTT anunciaram investimento conjunto de 500 bilhões de ienes (cerca de US$ 3,27 bilhões) até 2030 para desenvolver uma plataforma de inteligência artificial (IA) voltada à segurança no trânsito. A plataforma, que utilizará grandes quantidades de dados, será projetada para oferecer suporte a tecnologias de assistência ao motorista, com previsão de lançamento em 2028.
A iniciativa, noticiada pela Reuters, surge em meio à crescente pressão sobre montadoras japonesas para acelerar os avanços no mercado de condução autônoma, um setor cada vez mais dominado por empresas como Tesla e fabricantes chinesas.
Leia também: Brasil é o 4º país mais atacado na América Latina, diz Eset; Peru lidera
A nova plataforma visa prevenir acidentes, melhorar a visibilidade em áreas urbanas e facilitar a integração de veículos em rodovias expressas. Além disso, Toyota e NTT esperam que a tecnologia seja amplamente adotada, não apenas por eles, mas também por parceiros da indústria, governo e universidades, com o objetivo de eliminar os acidentes de trânsito.
Toyota e NTT prontas para veículos autônomos
Desde 2017, Toyota e NTT colaboram em tecnologias para veículos conectados ao 5G e, em 2020, firmaram um acordo de capital para o desenvolvimento de uma cidade inteligente. Em novembro do ano passado, a NTT anunciou que iniciaria testes de veículos autônomos com a Toyota até 2025, além de investir em startups de sistemas de direção autônoma nos EUA.
Em paralelo, a Toyota criou, em 2021, a unidade Woven by Toyota para investir em mobilidade com IA, que atualmente desenvolve a plataforma de software automotivo Arene e constrói a Woven City, centro de testes de sistemas e serviços de mobilidade em Shizuoka, no Japão.
*Com informações da Reuters
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!