Trump anuncia tarifa de 50% sobre exportações brasileiras e menciona investigação sobre ambiente digital

trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comunicou oficialmente ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a imposição de uma tarifa de 50% sobre todas as exportações brasileiras ao mercado norte-americano. A medida, segundo o texto da carta assinada por Trump nesta quarta-feira, 9 de julho, entra em vigor em 1º de agosto de 2025.

No documento, Trump afirma que a nova tarifa será aplicada “sobre todas e quaisquer exportações brasileiras enviadas para os Estados Unidos”, e que mercadorias transbordadas para tentar evitar a aplicação da tarifa também estarão sujeitas ao mesmo percentual.

Ainda segundo o presidente dos Estados Unidos, a decisão não é econômica, mas política. Está relacionada a críticas ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Brasil por tentativa de golpe de Estado e atendado contra o Estado Democrático de Direito – movimento similar do qual Trump era investigado nos EUA até voltar à presidência.

Trump classificou o julgamento de Bolsonaro como uma “Caça às Bruxas”. “Esse julgamento não deveria estar ocorrendo. É uma Caça às Bruxas que deve acabar IMEDIATAMENTE!”, escreveu Trump.

A carta também inclui críticas ao Supremo Tribunal Federal, especialmente em relação a ordens judiciais dirigidas a apoiadores de Bolsonaro que vivem nos Estados Unidos e nas redes sociais incentivaram as depredações ocorridas em 8 de Janeiro de 2023. Trump opina que os Estados Unidos estariam sendo afetados por supostos “ataques insidiosos do Brasil contra eleições livres” e por violações da liberdade de expressão de cidadãos americanos.

Investigação sobre comércio digital

Além da tarifa geral de 50%, Trump afirmou que determinou a abertura de uma investigação sobre o que classificou como “ataques contínuos do Brasil às atividades comerciais digitais de empresas americanas”. O documento não especifica quais atividades ou empresas estariam envolvidas, nem quais órgãos norte-americanos conduzirão a apuração.

Sem reciprocidade comercial, diz Trump

Na carta, o presidente norte-americano declara que os Estados Unidos estariam encerrando uma relação comercial considerada “muito injusta” com o Brasil – ignorando que o Brasil importa mais do que exporta para os EUA. Trump afirmou que o país sul-americano impõe tarifas e barreiras comerciais que tornam o comércio bilateral desigual.

“Tivemos anos para discutir nosso relacionamento comercial com o Brasil e concluímos que precisamos nos afastar da longa e muito injusta relação comercial gerada pelas tarifas e barreiras tarifárias e não tarifárias do Brasil”, escreveu.

Trump também condiciona uma eventual revisão da tarifa à abertura dos mercados brasileiros a produtos dos Estados Unidos e à eliminação de tarifas e barreiras, com possibilidade de ajustes para cima ou para baixo conforme o relacionamento futuro entre os dois países.

Por fim, o presidente norte-americano afirmou que, em caso de retaliação tarifária por parte do Brasil, o valor estabelecido por Lula seria somado aos 50% anunciados unilateralmente pelos Estados Unidos.

Até o momento, o governo brasileiro não respondeu publicamente à carta. (Com Agência Brasil)

O post Trump anuncia tarifa de 50% sobre exportações brasileiras e menciona investigação sobre ambiente digital apareceu primeiro em TeleSíntese.