Trump vence na Flórida e em outros 4 Estados; Kamala Harris ganha em Vermont e na capital Washington
O ex-presidente republicano Donald Trump é projetado como o vencedor na Virgínia Ocidental, um Estado no qual ele levou a melhor tanto nas eleições presidenciais de 2016 quanto de 2020, informaram redes de televisão dos Estados Unidos nesta terça-feira (5). A Virgínia Ocidental soma quatro votos no colégio eleitoral, colocando Trump com um total projetado de 23 até o momento. O número mágico para vencer a eleição presidencial é de 270. O republicano também está vencendo no Estado do Kentucky. Trump também vence na Flórida.
O republicano vence, ainda, a eleição presidencial em Indiana. O Estado teve 11 votos eleitorais sobre a democrata Kamala Harris. Com 16% dos votos contatos até o momento, Trump aparece com 61% dos votos, enquanto a vice-presidente Kamala Harris soma 37%. Indiana tem sido favorável a Trump em suas três disputas pela Casa Branca. Em 2016, ano em que ele ganhou a presidência, e novamente em 2020, Trump obteve 57% dos votos. Os republicanos ocupam o cargo de governador há 20 anos no Estado.
Já a candidata democrata Kamala Harris ganha em Vermont e na capital Washington. Os primeiros sinais do resultado da disputa entre Kamala e Trump, que estão tecnicamente empatados de acordo com as pesquisas, podem ser vislumbrados à medida que a votação avança nos Estados decisivos da Geórgia, onde as seções eleitorais fecharam às 19h locais (21h em Brasília), e da Carolina do Norte, meia hora depois.
Os americanos não decidem pelo voto popular quem será seu próximo presidente, mas nomeiam um número de delegados em cada estado que compõem o Colégio Eleitoral e que são responsáveis por escolher o próximo ocupante da Casa Branca. O Colégio Eleitoral tem 538 delegados e, para vencer, Donald Trump ou Kamala Harris precisam de pelo menos uma maioria de 270.
(em atualização)
*Com informações Estadão Conteúdo e agências internacionais
Publicado por Carolina Ferreira