Unicamp moderniza infraestrutura de nuvem com tecnologia da Dell

Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, Inmetics

A Dell Technologies divulgou essa semana que está ajudando a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em um projeto de modernização do ambiente de computação em nuvem. Com investimento de R$ 10,5 milhões feito pela instituição, e mais R$ 5,5 milhões em recursos vindos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a iniciativa quer melhorar o ensino e a pesquisa feita na universidade com uma plataforma mais robusta e versátil.

O ambiente, batizado de Ybytinga, na prática a versão 2.0 da Nuvem Unicamp, foi anunciado para a comunidade universitária em 5 de agosto.

O projeto inclui a implementação de uma nuvem híbrida (multicloud) com infraestrutura de data center alocada na universidade, com promessa de mais autonomia e facilidade de uso. Será usada infraestrutura hiperconvergente (HCI) da Dell, incluindo servidores PowerEdge R7525 com processadores AMD, além de switches PowerSwitch S5248F. O ambiente de computação hospedará até 2 mil máquinas virtuais (VMs).

Leia também: Ransomware, regulação, IA: 3 temas que continuarão no radar dos CISOs

A nova estrutura conta inicialmente com 18 servidores e 12 switches, com possiblidade de expansão. Segundo a fabricante, a estrutura atual permite vários modelos de consumo de tecnologia, incluindo IaaS, PaaS e SaaS, além de integração com nuvens públicas.

“Com a adoção da computação em nuvem muito mais fácil e a expansão da oferta de serviços nesse ambiente, conseguiremos atrair novos usuários da nossa comunidade universitária que viam a computação em nuvem como algo inacessível”, diz em comunicado Ricardo Dahab, professor titular do Instituto de Computação da Unicamp e diretor executivo de TIC da instituição.

Histórico do projeto da Unicamp

A modernização da infraestrutura tecnológica da Unicamp ocorre a partir da abertura de uma concorrência pública vencida pela Dell. O processo de elaboração dos editais foi concluído em agosto de 2023, com entrega da infraestrutura em março de 2024.

A Unicamp enfrentava desafios para atender às demandas da comunidade acadêmica com a infraestrutura de nuvem existente. Limitada principalmente a serviços de IaaS e com dificuldades em oferecer recursos como IPv6 e soluções de rede avançadas, a universidade precisava usar nuvem pública em alguns momentos.

Com a nova infraestrutura, a promessa é superar essas limitações. Com a nova estrutura, diz a Dell, a demanda da universidade por recursos tecnológicos será atendida com folga nos próximos anos.

A modernização faz parte dos objetivos do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) da Unicamp para o biênio 2024-2025.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!