Vivo atualiza operação de planta externa com solução do CPQD

Vivo atualiza operações de planta externa com sistema do CPQD
Atualização do sistema Plant Management, do CPQD, deve reduzir os custos de operação da Vivo, entre outras vantagens (crédito: Freepik)

A Vivo concluiu a primeira etapa do processo de modernização de sua rede de planta externa. O projeto utiliza uma versão atualizada do sistema Plant Management, uma solução OSS Suite do Cento de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD).

O objetivo da iniciativa é aperfeiçoar e aumentar a eficiência operacional da empresa do Grupo Telefónica. Atualmente, o sistema fornecido pelo CPQD é utilizado na gestão do inventário da rede de planta externa da Vivo, no apoio à manutenção e operação em campo, além do suporte à venda de serviços a clientes finais.

Em comunicado divulgado nesta terça-feira, 10, as parceiras destacaram que a troca de versão do sistema exigiu a elaboração de um planejamento que garantisse uma implantação suave e, ao mesmo tempo, ágil e eficiente.

Segundo o CPQD, a modernização da solução proporciona inovações e funcionalidades destinadas a agregar mais valor ao negócio da operadora. Na prática, trata-se de atualizações de softwares e substituições de equipamentos por uma nova infraestrutura computacional mais moderna, com servidores virtualizados em ambientes de testes integrados, homologação e produção.

Uma das principais novidades do Plant Management é o módulo WebMap, que permite a edição de desenhos e projetos de rede diretamente na ferramenta, utilizando browsers comuns da internet. A operadora deve sentir uma redução de custos ao utilizar o sistema atualizado.

“Além da maior eficiência no uso dos recursos, a modernização trouxe melhor desempenho, escalabilidade, flexibilidade e preparou a infraestrutura e a aplicação para suportar o crescimento de nossos negócios”, afirmou, em nota, Giuliano Recco, diretor de Tecnologia Engenharia e CX da Vivo. (Com assessoria de imprensa)

O post Vivo atualiza operação de planta externa com solução do CPQD apareceu primeiro em TeleSíntese.