Vivo dá início a operação de energia solar em Rondônia

Vivo inaugura usina solar em Rolim de Moura, em Rondônia
Usina de energia solar de Rolim de Moura, em Rondônia, vai abastecer operações da Vivo (crédito: Vivo/Divulgação)

A Vivo informou o início das operações da usina de energia solar fotovoltaica em Rolim de Moura, em Rondônia. A unidade, construída pela Helexia, tem capacidade instalada de 2 megawatts-pico (MWp).

Segundo a operadora, a capacidade instalada deve permitir que a usina gere energia renovável equivalente ao abastecimento de cerca de 2 mil residências. Na prática, a eletricidade produzida será injetada no Sistema Nacional Integrado (SIN) e se transformará em crédito para a Vivo, que também observará uma economia em suas faturas de energia.

Além disso, a energia gerada em Rolim de Moura poderá ser usada pela Vivo em qualquer município da área de concessão da Energisa Rondônia. A expectativa é de que o empreendimento gere empregos na região e sirva de exemplo de ação para o combate às mudanças climáticas.

“Este é mais um importante passo no projeto de geração distribuída da Vivo, que prevê a instalação de usinas de fontes solar, hídrica e de biogás, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e diversificação da matriz energética em diferentes regiões do País”, afirma, em nota, Caio Guimarães, diretor de Patrimônio, Logística e Compras da Vivo.

O parque solar construído em Rolim de Moura conta com uma previsão de ampliação da capacidade instalada em 50%. Assim, a estrutura deve produzir um total de 3 MWp, dos quais o MWp adicional será dedicada ao atendimento de outra empresa. A área para a construção já está pronta e as obras devem começar nos próximos meses.

Em abril, a Vivo e a Helexia inauguraram três usinas solares no Paraná. As unidades abastecem 1,7 mil pontos de consumo da operadora no estado da região Sul.

O post Vivo dá início a operação de energia solar em Rondônia apareceu primeiro em TeleSíntese.