Vivo estuda retorno ao mercado de data centers

Christian Gebara, CEO Vivo (Divulgação)

O CEO da Vivo, Christian Gebara, afirmou que a empresa está avaliando uma volta ao setor de data centers no Brasil.

“A decisão sobre entrar ou não em data center é algo que nós ainda não temos definido. Estamos estudando em nível nacional e em nível de grupo qual vai ser a nossa atuação sobre data centers no Brasil”, disse o executivo durante coletiva de imprensa sobre os resultados do primeiro trimestre de 2025 na manhã desta terça, 13 de maio.

Gebara comparou as características dos data centers vendidos anteriormente pela Vivo com os requisitos atuais do mercado.

“O data center que nós vendemos tinha uma característica muito diferente, principalmente no tema da densidade energética. Eles eram de baixa densidade energética, de 6 megawatts, e agora os novos que são usados para inteligência artificial partem de 50 megawatts”, observou. A companhia não apresentou prazos nem modelos para essa possível retomada.

Expansão do 5G depende da renovação da base de aparelhos

Durante a coletiva, Gebara também comentou a estratégia da Vivo para a expansão da rede móvel de quinta geração. Segundo ele, o crescimento do 5G está condicionado ao avanço na base de celulares compatíveis.

“A nossa expansão nos últimos meses foi muito agressiva, a gente cresceu em número de sites, a gente aumentou o número de população coberta”, afirmou.

O executivo ressaltou que a penetração de smartphones 5G ainda é baixa entre os clientes dos planos controle e pré-pago, em função do custo dos aparelhos. “Segundo a Anatel, 21% da base hoje tem o aparelho 5G. O preço mínimo de um aparelho 5G ainda está na faixa de mil reais”, observou.

Ele destacou que a Vivo mantém fornecedores como Ericsson e Huawei em sua rede, o que garante uniformidade tecnológica.

“Nós não estamos buscando o claim de ser a empresa com o maior número de sites, [mas sim] a empresa que oferece a melhor cobertura para os seus clientes onde quer que eles estejam, independente do tipo de smartphone que eles tenham”, alfinetou.

Ele também disse que fez testes de 5G-Advanced, ou 5,5G, com a Huawei em 2024, e que a empresa pretende ativar sites com a tecnologia no futuro próximo.

O post Vivo estuda retorno ao mercado de data centers apareceu primeiro em TeleSíntese.