VMware e NVIDIA ampliam parceria com oferta de IA generativa

Jensen Huang fundador e CEO da NVIDIA e Raghu Raghuram CEO da VMware. Foto Divulgacao

A VMware e a NVIDIA anunciaram hoje (22/8) a expansão da sua parceria para preparar empresas que utilizam a infraestrutura de nuvem da VMware para a nova era da IA generativa. O anúncio foi feito durante o VMware Explore, em Las Vegas, nos Estados Unidos*.

Batizada de VMware Private AI Foundation com NVIDIA, a plataforma permitirá que empresas personalizem modelos e executem aplicações de IA generativa, incluindo chatbots inteligentes, assistentes, busca e sumarização. A plataforma será uma solução integrada, garante a empresa, com software de IA generativa e computação acelerada da NVIDIA, construída sobre a VMware Cloud Foundation e otimizada para IA.

Raghu Raghuram, CEO da VMware, contou que desde que o computador foi lançado, há 40 anos, muitas inovações chegaram ao mercado. Contudo, a promessa de IA generativa é gigante para criação de apps, geração e consumo do conhecimento. “A IA generativa irá desbloquear toda uma inovação de aplicações. Estima-se que a tecnologia movimentará US$ 4,4 trilhões na economia”, diz ele, citando pesquisa da McKinsey e completando que a tecnologia permite uma série de usos especializados, sobretudo para dados científicos.

Sobre a evolução da parceria, Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA, revelou que as empresas estão trabalhando juntas há anos para tornar realidade esse sonho. “Hoje, estamos reinventando a computação corporativa após um quarto de século, a fim de fazer a transição para o futuro e acelerar iniciativas de IA generativa. Em vez de virtualizar aplicativos para execução em CPUs, virtualizamos a GPU, tornando possível para o VMware melhorar seu desempenho. E assim, pela primeira vez, empresas de todo o mundo poderão fazer IA privada”, explicou.

NVIDIA e VMware

Personalização com IA generativa

Segundo as empresas, a solução promete que negócios personalizem grandes modelos de linguagem, criando modelos mais seguros e privados para uso interno e oferecendo IA generativa como serviço para seus usuários, além de executar cargas de trabalho de inferência de maneira segura em escala.

Construída em cima do VMware Cloud Foundation e o software NVIDIA AI Enterprise, a plataforma conta com o NVIDIA NeMo, framework nativo de nuvem, que permite às empresas construir, personalizar e implantar modelos de IA generativa virtualmente em qualquer lugar.

O NeMo combina estruturas de personalização, kits de ferramentas de segurança, ferramentas de curadoria de dados e modelos pré-treinados para oferecer às empresas uma maneira fácil, econômica e rápida de adotar a IA generativa.

*A jornalista viajou a convite da VMware