Volvo Car Brasil investe em segurança de API para reforçar ambiente tecnológico

volvo

A filial brasileira da fabricante sueca de automotores Volvo reforçou a segurança do ambiente tecnológico usando uma ferramenta específica para APIs. O projeto, conduzido em parceria com a Engineering Brasil, apostou na solução DHuO API Plus como forma de deixar antecipar demandas tecnológicas e proteger o ambiente diante do cenário de transformação digital.

Segundo a Engineering, a ferramenta adota conceitos avançados de segurança para as APIs do ambiente, e é compatível com vários métodos de autenticação e autorização com políticas de acesso detalhadas. A promessa é garantir que apenas usuários e aplicações autorizadas possam acessar recursos específicos.

De acordo com Paulo França, BDM Digital da Engineering Brasil, uma das principais transformações no setor automotivo é a criação de canais digitais para divulgar serviços e produtos. Esse tipo de plataforma promete informações detalhadas e personalizadas, além de personalização da compra. Tudo isso exige troca intensa de informações entre sistemas, principalmente por meio de APIs.

Leia também: “Vamos romper a bolha”, diz diretor de vendas B2B da Acer sobre ingresso no mercado corporativo

Volvo e a tecnologia

“A complexidade desse ambiente tecnológico cresce cada vez mais, trazendo novos desafios de gestão e segurança, principalmente relacionados a dados sensíveis e pessoais dos consumidores, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)”, diz o executivo.

Para Claudio Marcheschi, gerente de digital da Volvo Car Brasil, a crescente interconexão entre sistemas e a dependência das APIs para a operação de negócios reforça a necessidade de segurança do ambiente tecnológico. “Essa nova implementação do DHUO API Plus nos permite não apenas proteger melhor nossos ativos digitais, mas também oferecer a nossos clientes e parceiros a tranquilidade de saber que seus dados estão trafegando em um ambiente seguro”, diz.

O DHuO API Plus também promete benefícios adicionais, como a possibilidade de evolução da arquitetura com APIs BFF (Backends For Frontends), versionamento, controle de utilização, limites de tráfego, portal do desenvolvedor, catálogo, gestão do ciclo de vida, desempenho e escalabilidade com observabilidade.

“A implementação da ferramenta DHuO API Plus não apenas fortalece a segurança e a eficiência de suas operações, mas também abre caminho para a futura implementação de novas experiências”, diz Filippo Di Cesare, CEO para a América Latina do Grupo Engineering.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!