VR, de benefícios, implementa projeto de APIs para avançar superapp

A VR, empresa de benefícios para trabalhadores, remodelou seu aplicativo móvel com o objetivo de transformá-lo em um superaplicativo. Para isso, em parceria com a Sensedia, implementou uma jornada de APIs e omnichannel para melhorar a experiência dos usuários da plataforma.

Com o projeto, a VR está agregando soluções personalizadas ao seu portfólio, o que inclui o VR Refeição, o VR Alimentação, além de outras soluções de nutrição, mobilidade, programas de fidelidade e serviços financeiros.

A VR integrou diversos canais de entrada, como Facebook, WhatsApp, URA e Chatbot. Com essas integrações, trabalhadores e empresários agora podem verificar saldos, tirar extratos, e abrir e acompanhar chamados. Com a reformulação, também ficou mais fácil e ágil conectar parceiros, o que garante uma padronização no modelo de negócio da empresa, e levando compreensão e atendimento mais rápido às demandas e movimentos do mercado.

Leia mais: Usando IA, Mycon espera vender R$ 5 bi em consórcios em 2023

“A expectativa é avançar cada vez mais com integração via APIs, incluindo novas jornadas e possibilitando assim uma experiência cada vez mais flexível e aberta, permitindo que a empresa consiga atender cada vez mais rápido às inovações e oportunidades de parcerias futuras”, afirma Renato Teixeira, diretor-executivo de Produtos e Plataformas da VR.

Segundo a Sensedia, outros benefícios do projeto incluem o compartilhamento de boas práticas de desenvolvimento e governança das APIs, utilização de API team exclusiva para atender às necessidades das equipes, facilidade da integração de canais parceiros por meio da Plataforma da Sensedia e aumento na segurança e governança de dados, uma vez que todo fluxo de entrada e saída é feito por meio da Plataforma.

VR e o Benefit as a Service

Outro benefício colateral de uma jornada de APIs, explica a Sensedia, está em possibilitar que a VR tenha um crescimento estruturado como BenaaS (Benefit as a Service – conceito para tornar a VR uma plataforma de soluções de Benéficos para o mercado).

Fábio Rosato, diretor de Solução da Sensedia, destaca que as APIs foram criadas levando em consideração a aceleração na entrada e uso das informações da VR. Mas, além de criar estas APIs para uso, é essencial disponibilizá-las em um canal de onboarding ágil, como o Portal do Desenvolvedor. O API Gateway é o hub de integração que centraliza a gestão, facilita o monitoramento e observabilidade de todos os canais, assim como o garante controle de chaves de acesso às APIs aos produtos digitais da VR.

“Desde o início do projeto, otimizamos a operação com o uso de APIs, participando ativamente de toda a jornada de transformação digital da VR, de ponta a ponta. Além de contabilizarmos o uso de APIs, essa participação evidenciou outros resultados positivos aos usuários da plataforma, com o aumento no engajamento dos comerciantes e na liderança de novos clientes, fortalecendo cada vez mais o relacionamento entre eles”, finaliza Fábio.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!