WEG e Intel anunciam parceria para impulsionar visão computacional e IA na indústria

Logotipo da WEG exibido em um smartphone segurado por uma mão, com um fundo azul vibrante, simbolizando a tecnologia e inovação da empresa

A catarinense WEG e a americana Intel anunciam na semana passada uma parceria cujo objetivo é impulsionar a criação de produtos de automação com inteligência artificial na indústria. A meta é popularizar esses dispositivos no “chão de fábrica”, ou seja, diretamente empregados nas linhas de produção e instalações fabris.

A colaboração busca integrar tecnologia de processamento Intel aos produtos da WEG. Entre os produtos estão um sistema de visão computacional para inspeções de produtos, e a linha AMRs (Autonomous Mobile Robots), robô autônomo que promete otimizar a logística interna das fábricas.

Leia ainda: TI e internet lideram fusões e aquisições no Brasil em 2024

“Combinando a base tecnológica da Intel em sistemas de processamento embarcados e softwares a expertise da WEG de desenvolvimento de produtos para automação, conseguimos acelerar a introdução de novos produtos de visão computacional em nossas câmeras com IA e também na nossa linha de robôs autônomos de logística industrial”, explica em comunicado Carlos Bastos Grillo, diretor superintendente da WEG Digital & Sistemas.

Segundo as partes, a integração das tecnologias permite melhorar a eficiência operacional da indústria. Entre os casos de melhoria apresentados está uma cimenteira que danificava os sacos de cimento durante o transporte, resultando em perdas e paradas frequentes, e que com uma solução de visão computacional com IA passou a detectar automaticamente o problema, melhorando a eficiência operacional em 4%.

“(…) parcerias como a que temos com a WEG – uma referência em inovação no Brasil – são importantes para que possamos impulsionar novos negócios, projetos e avanços importantes no País”, diz no mesmo comunicado Gisselle Ruiz Lanza, vice-presidente do grupo de vendas e marketing da Intel e diretora geral para a América Latina.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!