Está em reunião? WhatsApp libera recurso nativo que converte áudios em texto

Imagem de uma mão segurando um smartphone que exibe a tela inicial do WhatsApp, com o ícone verde característico do aplicativo. O fundo desfocado em tons de cinza destaca o dispositivo e o logotipo do WhatsApp (whatsapp, mensagens, mensageria, varejo, rd station)

O WhatsApp anunciou que começará a liberar seu recurso de transcrição de áudio para texto a partir desta quinta-feira (21). A funcionalidade é nativa do aplicativo e permitirá que os usuários economizem tempo ao ler uma mensagem recebida, em vez de ouvir todo o conteúdo.

O recurso precisa ser habilitado pelo usuário nas configurações. Isso pode ser feito por meio do menu “Configurações”, seguido pelas opções “Conversas” e “Transcrição de mensagens de voz”. É possível escolher o idioma de preferência. Para solicitar uma transcrição, basta manter a mensagem de voz pressionada e selecionar a opção “transcrever”.

Leia mais: Meta AI: dicas práticas de ‘prompt’ para usar a IA do WhatsApp

As mensagens transcritas ficam armazenadas no próprio celular do usuário e são protegidas por criptografia de ponta a ponta, afirma o WhatsApp. A plataforma não terá acesso ao conteúdo de áudio ou ao texto transcrito.

A atualização será disponibilizada nas próximas semanas para todos os usuários da plataforma.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!