WordPress, sistema de criação para seu blog
Já contamos como funciona Blogger e suas principais características, dentro de nosso manual de criação de blogs onde analisamos distintos sistemas de criação. Por isso agora, começaremos a falar de outro dos sistemas de criação de blogs automáticos mais conhecidos e utilizados no mundo da Internet.
WordPress nasce a partir de b2/cafelog atualmente desaparecido e desde então não parou de crescer no mundo dos blogs (blogosfera), principalmente por sua facilidade de uso e por suas numerosas características.
Para começar está em vários idiomas, mas na verdade quando você vai navegando pelas diferentes opções muitas vezes sai o idioma padrão, neste caso o inglês.
A instalação é simples e como a da maioria destes sistemas, ou seja, se registra, escolhe seu nome para o blog e passa a preencher os principais dados e configurações destinadas ao mesmo. Quando termina, coloca-se um estilo padrão e umas opções ou utilidades padronizadas.
A partir daqui, começa o trabalho de verdade. Você tem que buscar um desenho ou desenhar você mesmo já que se pode modificar o código a partir de CSS. Este primeiro processo pode ser um pouco complicado se não estiver familiarizado com o sistema, porém afinal você acaba pegando o ponto.
Depois, podemos passar a editar as utilidades, seções, etc que quiser colocar no seu blog, para isso blogger conta com uma série de opções como são:
- Formulário de busca
- Calendário
- Links
- Nuvem de Tags
- Rss
- Possibilidade de vários autores, escritores do blog
- Espaço em disco para publicar vídeos e imagens
- Seção multimídia
- Possibilidade de criar páginas estáticas
- Um sistema de comentários bastante completo
- Uma boa difusão pela rede. Portanto não terá que se preocupar muito em aparecer na Internet
Definitivamente é um sistema bastante completo.
No que se refere à inserção e edição de entradas é muito intuitivo e simples, por isso uma vez familiarizado com todo o sistema resulta bastante atrativo para os usuários e webmasters na hora de escolher entre outros sistemas de criação de blog.
Em comparação com blogger tem bastantes mais possibilidades quanto às seções, edição de estilos, e sobretudo em manutenção de comentários e entradas. Por outro lado, não conta atualmente com o apoio de Google e na hora de tirar partido mediante a publicidade de adsense é algo complicado de implementar já que terá que instalar algum plugin ou buscar formas alternativas para sua inserção manual. A maior falha que vejo, e que me faz desanimar em pouco por blogger é a restrição de código javascript, impossibilitando o poder agregar publicidade ao seu blog.
Fonte: http://www.criarweb.com/artigos/wordpress-sistema-de-criacao-blog.html