O que a compra da Lexmark pela Xerox representa para o mercado?

A imagem mostra um smartphone exibindo a página "Investor Relations" no site da Xerox. No fundo, aparece o logotipo da Xerox em vermelho, ampliado e desfocado. O site visível no celular inclui opções de navegação como "United States," "Account," e "Log In," além de uma barra de busca. A composição destaca o foco em informações corporativas e a marca Xerox.

A Xerox anunciou na última semana que chegou a um acordo para adquirir a Lexmark International, da Ninestar Corporation, PAG Asia Capital e Shanghai Shouda Investment Centre, em um negócio avaliado em US$ 1,5 bilhão, incluindo passivos assumidos. A aquisição fortalecerá o portfólio central de impressão da Xerox e ampliará sua atuação global em impressão e serviços gerenciados, alinhando-se às necessidades em evolução das empresas no ambiente de trabalho híbrido.

A aquisição da Lexmark pela Xerox representa uma consolidação de dois grandes players da indústria de impressão, com o objetivo de criar uma entidade mais resiliente capaz de navegar pela transição digital. A empresa combinada terá uma participação de mercado global entre as cinco maiores nos segmentos de impressão de entrada, média e produção, atendendo a mais de 200 mil clientes em 170 países.

“Nossa aquisição da Lexmark unirá duas empresas líderes da indústria, com valores compartilhados, forças complementares e um compromisso profundo com o avanço da indústria de impressão, criando uma organização ainda mais forte”, disse na ocasião Steve Bandrowczak, CEO da Xerox. “Ao combinar nossas capacidades, estaremos mais bem posicionados para impulsionar o crescimento lucrativo de longo prazo e atender nossos clientes, reforçando nossa estratégia de reinvenção.”

Lexmark e Xerox: nova fase

Sediada em Lexington, Ky., a Lexmark é uma parceira e fornecedora valiosa da Xerox, reconhecida por suas soluções inovadoras de imagem e tecnologias, incluindo uma linha de impressoras e multifuncionais de ponta. A combinação das soluções da Lexmark com a tecnologia Xerox ConnectKey e serviços avançados de impressão e digitais resultará em um portfólio superior de ofertas, reafirmando o compromisso da Xerox em aumentar o valor para clientes e parceiros.

A transação também fortalecerá a capacidade da Xerox de atender clientes no mercado de impressão colorida A4, que é grande e em crescimento, diversificando sua presença geográfica e de distribuição, inclusive na região APAC. A nova organização atenderá mais de 200 mil clientes em 170 países, com 125 instalações de fabricação e distribuição em 16 países. Juntas, Lexmark e Xerox terão uma posição de destaque entre as cinco principais empresas globais nos mercados de impressão de entrada, média e produção, além de serem líderes no mercado estável de serviços de impressão gerenciados.

“A Lexmark tem uma história de orgulho em atender nossos clientes com tecnologia, soluções e serviços de classe mundial, e estamos entusiasmados por nos unir à Xerox para expandir nosso alcance com talentos compartilhados e um portfólio mais robusto de ofertas,” disse Allen Waugerman, presidente e CEO da Lexmark. “Lexmark e Xerox são duas grandes empresas que, juntas, serão ainda maiores.”

“Nossos valores e visões compartilhados devem simplificar as operações e impulsionar a eficiência, aproveitando o melhor de ambas as empresas para facilitar os negócios com a Xerox,” acrescentou Bandrowczak.

Racional da transação

Ajuste estratégico: Xerox e Lexmark têm operações complementares e forças em diferentes mercados. Combinadas, formarão uma organização verticalmente integrada, cobrindo todas as geografias e tipos de clientes, com um portfólio bem equilibrado de equipamentos e serviços de impressão.

Oportunidades de crescimento: Lexmark é líder no mercado de impressão colorida A4 e suprimentos e tem potencial para expandir sua plataforma OEM no segmento de equipamentos A3. A Xerox espera oferecer um portfólio mais abrangente para reforçar sua proposta de valor aos clientes, impulsionando o crescimento em serviços digitais e soluções de TI.

Benefícios financeiros: a transação deve ser imediatamente positiva para os lucros por ação e fluxo de caixa livre da Xerox, acelerando a realização de metas financeiras, como estabilização de receita e crescimento de dois dígitos na renda operacional ajustada. Estima-se mais de US$ 200 milhões em sinergias de custos em dois anos.

Melhora no balanço: a transação reduzirá imediatamente a alavancagem da dívida bruta pro forma da Xerox de 6,0x (setembro de 2024) para 5,4x antes das sinergias e para 4,4x após as sinergias de custo. Com o aumento do fluxo de caixa e foco na redução da dívida, a Xerox pretende reduzir sua alavancagem para menos de 3,0x no médio prazo.

A transação, aprovada por unanimidade pelo Conselho da Xerox, está sujeita a aprovações regulatórias, dos acionistas da Ninestar e outras condições habituais de fechamento. A conclusão é esperada para o segundo semestre de 2025. Até lá, Xerox e Lexmark continuarão operando de forma independente.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!