Zoho anuncia pagamentos em reais no Brasil
A Zoho Brasil, divisão brasileira da multinacional indiana, anunciou essa semana o pagamento em reais para seus serviços oferecidos no País. Com a ampliação das opções de pagamento, a empresa diz que está proporcionando mais comodidade e flexibilidade para os clientes brasileiros.
Até então a empresa operava exclusivamente com pagamentos em dólar, aceitando a moeda nacional apenas em vendas offline. Com a mudança, diz a empresa, a ideia é oferecer soluções adaptadas à realidade local e atender necessidades de pequenos empreendimentos tanto quanto grandes corporações.
No primeiro momento, diz a Zoho, o pagamento em moeda local será disponibilizado apenas para novos usuários. Para clientes ativos, a migração acontecerá nos próximos meses, promete a empresa.
Veja também: ZenoX AI quer faturar R$ 20 mi neste ano com IA proprietária de inteligência de ameaças
“Nesses últimos três anos, pudemos conhecer de perto as necessidades e desafios enfrentados pelos empresários brasileiros. E uma delas, sem dúvida, era a dolarização da tecnologia”, pondera Rodrigo Vaca, diretor da Zoho Brasil.
A empresa está no mercado brasileiro desde 2021. Obteve aumento de 43% no número de usuários e 40% em vendas diretas em 2023, na comparação com o ano anterior. Ao todo, a empresa cresceu mais de 30% nos últimos três anos, e o Brasil é o terceiro maior mercado para novos assinantes para a Zoho globalmente.
“Estamos confiantes de que o pagamento em real vai ajudar ainda mais a Zoho Brasil a alavancar as vendas e atender àqueles que nos procuram”, diz em comunicado Thiago Schioppa, diretor de vendas da Zoho Brasil.
A Zoho diz ter mais de 50 ferramentas dedicadas à gestão de negócios. Entre elas o Workplace, conjunto de ferramentas de produtividade e gestão da força de trabalho; o CRM, de gestão do relacionamento com o cliente; e Desk, plataforma de atendimento ao cliente. Os softwares também podem ser incorporados a um pacote (suíte) que reúne as principais ferramentas de gestão.
Impacto para PMEs
De acordo com Vaca, uma das principais vantagens o uso da moeda local é a simplificação do processo de pagamento para clientes locais. Com a opção de pagamento, empresas de todos os portes podem evitar a necessidade de cartões internacionais e, consequentemente, acesso ao crédito.
A medida é especialmente benéfica para pequenas empresas e microempreendedores, diz a empresa, segmentos que compõem grande parte da clientela da Zoho Brasil.
Além dos cartões de crédito, a empresa também passará a aceitar pagamentos via boleto e Pix em suas assinaturas em breve, diz a empresa.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!