3D Studio Max – Barra de Ferramentas Principal

Barra de Ferramentas Principal “ Ícones da Main Tollbar ”

 Help Mode – Com este botão ativado, clique em uma região do programa que será  mostrado um texto explicativo sobre o local clicado.

 Undo – Defaz o último comando.

 Redo – Anula o último undo.

 Select and Link – Liga dois objetos, no formato pai-filho.

Unlink Selection – Separa a união dos objetos pai-filho.

 Bind to Space Warp – junta o objeto selecionado a uma SpaceWarp.

Select Object – Seleciona um objeto.

 Retangular Selection Region – Seleção em forma retangular para selecionarmos um grupo objetos.

 Circular Selection Region – Seleção do tipo circular.

 Fence Selection Region – Selecionar uma região através de uma linha de seleção.

 Selection Filter – Define o tipo de objeto a ser selecionado.

Select by Name – Seleção pelo nome do objeto.

 Select and Move – Move o objeto selecionado.

 Select and Rotate – Faz a rotação do objeto selecionado.

 Select and Uniform Scale – Muda o tamanho do objeto selecionado.

 Select and Non-uniform Scale – Deformará o objeto seguindo um dos eixos ativos.

 Select and Squash – Semelhante ao Non-uniform Scale.

 Reference Coordinate System – Esta região define qual sistema de coordenadas será adotado para o desenvolvimento, animação e transformação dos objetos.

 Use Pivo Point Center – Define o tipo de pivô que será usado pelas modificações. Quando este ícone está ativo, o pivô estará no centro da seleção dos objetos.

 Use Selection Center – Com este ícone ativo, o centro de modificação será adotado para cada objeto. Suponha que, no caso da rotação cada objeto rotacionará em torno de seu próprio eixo.

 Use Transform Coordinate Center – O centro de modificação estará no centro do sistema de coordenadas escolhido, suponha que o Sistema de Coordenada View.

 Restrict to X – Aceita modificações apenas no eixo X. Suponha que, quando criamos movimentos (rotação e escala) alinhados.

 Restrict to Y – Aceita  modificações somente no eixo Y.

 Restrict to Z – Aceita modificações somente no eixo Z.

 Restrict to XY Plane – Aceita modificações apenas no plano XY.

 Restrict to YZ Plane – Aceita modificações apenas no plano YZ.

 Restrict to ZX Plane – Aceita modificações apenas no plano ZX.

 Inverse Kinematics on/off toggle – Modo cinemática inversa.

 Mirror Selected Objects – Copia o objeto selecionado mudando sua orientação. A cópia será a ifigura invertida do objeto selecionado, como é um espelho.

 Array – Cria cópia de um objeto com modificações de movimento, escala e rotação.

 Snapshot – Criará cópias do objeto selecionado em função de sua animação.

 Spacing Tool – Criará cópias de um objeto seguindo o caminho selecionado.

 Align – Alinha o objeto selecionado a um segundo objeto.

 Normal Align – Alinha os objetos selecionados com vetor normal.

 Place Highlight – Alinha o objeto selecionado com um outro em relação ao seu foco de luz.

 Align Camera – Alinha o objeto selecionado com um câmera.

 Align to View – Alinha o objeto selecionado com a vista ativa.

 Named Selection Sets – Selecionando um grupo de objetos e digitando um nome, nesta região poderemos criar um grupo de seleção.

 Open Track View – Este ícone inicia uma nova janela do tipo Track View.

 Open Schematic View – Este ícone abre a janela Schematic View.

 Material Editor – Abre o editor de materiais.

 Render Scene – Abre o quadro de renderização.

 Quick Render (Production) – Finaliza a cena, seguindo as configurações do quadro de renderização, no modo de produção.

 Quick Render (Draft) – Finaliza a cena, seguindo as configurações do quadro de renderização, no modo de rascunho. Nós só notaremos a diferença com o anterior em projetos mais complexos.

 Render Type – Determina a maneira como a cena será finalizada.

 Render Last – Repete a última renderização.

Conhecendo o Espaço 3D

Quando  se fala sobre programas de ilustração em 3D, estamos determinando que ele poderá estabelecer figuras com altura, largura e profundidade, e que podemos nos movimentar ao seu redor. Veja um exemplo a seguir de figuras em 3D.

Ao oposto do desenho 2D tradicional e estático, no desenho 3D pode-se gerar diversos resultados diferentes com o mesmo objeto, apenas mudando nossa câmera ou disposição das luzes.

Quando se estar no espaço 3D, pode-se trabalhar nas três direções principais que são os (eixos) X Y Z que definem ser bastante comum termos que trabalhar com planos individuais xy xz zy para melhorar o desenvolvimento e manipulação de formas.

Fonte: http://www.juliobattisti.com.br/artigos/webdesign/3dstudiomax004.asp

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