Home Tutoriais CMS 6 plugins WordPress gratuitos para gestores de conteúdo


Trabalhando alguns anos como gestora de conteúdo, tive que me virar muitas vezes para implementar determinadas funcionalidades em sites ou blogs sem precisar da ajuda de desenvolvedores.

Hoje, administrando o blog da empresa em que trabalho, um novo desafio me foi dado, já que um dos requisitos era de não botar a mão no código. Com isso, precisei mais uma vez me virar usando apenas plugins para adicionar funcionalidades ao painel administrativo e ao blog. Isso me fez conhecer plugins gratuitos super interessantes e que compartilho alguns deles com vocês logo abaixo:

WordPress SEO by Yoast

Para quem quer se aventurar em tentar aplicar técnicas de SEO em um site ou blog, o plugin WordPress SEO by Yoast é bem interessante, sendo completo e muito intuitivo. Com ele é possível definir titles, meta descriptions, gerar sitemaps, informar quais conteúdos devem ser indexados ou não, sem precisar alterar código algum. Um plus desse plugin é a possibilidade de implementar o OpenGraph Protocol em seu site/blog.

TinyMCE Advanced

Usado para incrementar as ferramentas do editor padrão do WordPress, o TinyMCE Advanced é um plugin que logo depois de instalado deixa o usuário na dúvida do que deve ser feito, já que seu menu fica oculto junto ao de Configurações, mas a sua configuração é tão simples que supera esse pequeno problema de usabilidade. Com ele, adicionar tabelas, quebras de página, linhas, alterar fonte dos textos pode ser feito de forma prática.

Members

Com o plugin Members, para cada função de usuários do WordPress, você pode determinar a quais áreas do painel administrativo elas terão acesso. Mesmo oculto em Usuários, ao clicar em cada uma das roles de usuários, você marca ou desmarca os checkboxes, permitindo ou bloqueando o acesso às funcionalidades. O mais bacana também é que é possível criar roles de usuários diferentes das padrões do WordPress e bloquear o acesso de uma ou mais roles a determinados posts ou páginas dentro do painel.

Facebook

Esse plugin desenvolvido pelo próprio Facebook permite alterar o sistema de comentários do site ou blog para os do Facebook, incluir widgets de atividades recentes, recomendações, send e subscribe buttons. De fácil configuração, o plugin só não é mais completo por não apresentar a opção de widget da like box, mas é algo bem interessante para quem quer deixar o seu site bem mais social.

SendPress

Para quem precisa disparar newsletters, O SendPress é super indicado. Muito completo, ele permite que seja estilizado o template padrão de newsletter, criar listas de assinaturas, ter controle de todos os assinantes, além de ser possível escolher qual o serviço de disparo que será usado (do próprio SendPress ou outro indicado já na ferramenta). Interface sem complicação e que se adequa bem ao público ao qual se destina.

WPtouch

Com esse plugin, qualquer pessoa que acessar o site ou blog via mobile visualizará uma versão mais responsiva. Mesmo deixando o site com cara de aplicativo, o WPtouch cumpre o que promete e permite uma experiência melhorada no acesso via dispositivos móveis.

Esses são apenas alguns de uma lista infinita de excelentes plugins disponíveis no repositório oficial do WordPress. Tem algum que você utiliza e quer deixar como exemplo? Comente e dê sua opinião!

Fonte: http://imasters.com.br/cms/6-plugins-wordpress-gratuitos-para-gestores-de-conteudo/

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.