Diferença entre WordPress.org e WordPress.com

Toda vez que dou uma palestra em algum canto do Brasil falando sobre WordPress e os benefícios de se usar esta fantástica ferramenta de gerenciamento de conteúdo para gerenciar seu site/blog, busco deixar clara a diferença entre os dois modelos disponíveis para o uso do WordPress:WordPress.org e WordPress.com.

Sobre o WordPress.org

Quando ministro tais palestras, obviamente estou falando do WordPress disponível noWordPress.org, que é o site de desenvolvimento do WordPress onde você pode baixar a ferramenta para criar sites/blogs e utilizar em sua hospedagem e domínio próprio. Vale ressaltar que, diferente do que muitos perguntam, o WordPress.org não é pago, o que é pago é seu servidor de hospedagem e seu domínio, o WordPress é disponibilizado para download gratuitamente.

Com o WordPress instalado em seu servidor, você poderá instalar temas (sejam eles gratuitos, pagos, ou desenvolvidos sob medida para suas necessidades) e os alterar conforme seu gosto, instalar plugins para extender as funcionalidades do sistema, e tudo mais que precisar.

Muitos confundem a versão disponibilizada no WordPress.org com o WordPress.com, que é o mesmo software, mas em um modo de funcionamento muito diferente.

Sobre o WordPress.com

No WordPress.com, você não precisará ter uma hospedagem e domínio próprio para utilizar o WordPress. Neste, você terá um blog no formato seusite.wordpress.com e não precisará pagar uma hospedagem, pois é uma rede gratuita de blogs. Pode parecer interessante não ter custos para ter seu site em WordPress, entretanto, apenas parece. Utilizando o WordPress.com, você não poderá instalar o tema que quiser, ficará restrito aos temas disponibilizados em tal rede, e não poderá também instalar plugins, utilizar publicidade (programa de afiliados) ou um sistema de métricas como o Google Analytics, ficando com uma utilização totalmente restrita. Você não poderá também ter acesso ao FTP do servidor e terá que, obrigatoriamente, exibir no rodapé o texto “Aloje seu blog com WordPress.com”, deixando claro que você está se utilizando de uma rede gratuita.

É preciso lembrar que algumas funcionalidades extras, como edição do CSS e utilização de domínio próprio, estão disponíveis no WordPress.com apenas mediante pagamento, mas na minha visão você poderia aplicar melhor o investimento tendo uma hospedagem e domínio próprio do que pagando uma rede de blogs para ter apenas algumas funcionalidades a mais.

Este site se dedica sempre a questões diretamentes relacionadas a versão disponibilizada no WordPress.org, visto que não dá para editar o .com e adicionar as milhares de dicas que disponibilizamos por aqui.

Fonte: http://www.tudoparawordpress.com.br/dicas-wordpress/diferenca-wordpress-org-wordpress-com/

Deixe um comentário