Home Tutoriais Marketing Digital Como rastrear o posicionamento orgânico no Google Analytics


Um dos trabalhos essenciais que o profissional de SEO realiza é mensurar o posicionamento orgânico de cada palavra-chave que ele deseja que seu site apareça. De fato, há muitas ferramentas que fazem isso. No entanto, vejamos como conseguir esses dados utilizando o Google Analytics.

Primeiro passo: criando um conta clone

Para fazer isso, acesse o menu de administrador no Google Analytics. Em seguida vá em perfis e clique em “Novo perfil”.

Na página “Criar novo perfil”, insira o nome do perfil, depois veja se o fuso horário está certo e clique em “Criar perfil’. Então, você será direcionado para a página do perfil criado.

Segundo passo: criando os filtros

Com o perfil clone criado, vá na aba “Filtros”. Iremos criar três filtros para este perfil. A partir deles, o Google Analytics irá nos dar o posicionamento das palavras-chaves que trouxeram tráfego ao site.

Clique em “Novo filtro”. Em seguida, na página “Adicionar filtro ao perfil”, selecione a opção “Criar novo filtro” e coloque o nome Orgânico no campo “Nome do filtro”. Selecione “Filtro personalizado” e depois, selecione a opção “Incluir”. Na opção “Campo de filtro”, selecione “Mídia de campanha”, e na opção “Padrão de filtro, escreva “organic”. Clique em “Salvar”.

Vamos ao segundo filtro. Clique novamente em “Novo filtro”. Na página “Adicionar filtro ao perfil”, selecione a opção “Criar novo filtro” e coloque o nome Google no campo “Nome do filtro”. Selecione “Filtro personalizado” e depois, selecione a opção “Incluir”.

Na opção “Campo de filtro”, selecione “Origem da campanha”, e na opção “Padrão de filtro, escreva “google”. Clique em “Salvar”.

A criação do terceiro filtro é um pouco diferente. Clique novamente em “Novo filtro”. Na página “Adicionar filtro ao perfil”, selecione a opção “Criar novo filtro” e coloque o nome Posição no campo “Nome do filtro”. Selecione “Filtro personalizado” e depois, selecione a opção “Avançado”.

  • Na opção “Campo A -> Trecho A”, selecione “Termo da campanha” e na caixa de texto ao lado, insira o seguinte valor: (.*)
  • Na opção “Campo B -> Trecho B”, selecione “Referência” e na caixa de texto ao lado, insira o seguinte valor: cd=([^&]*)
  • Na opção “Saída para -> construtor”, selecione ”Definido pelo usuário” e, na caixa de texto ao lado, insira o seguinte valor: $A1 (pos: $B1)
  • Nas opções “O campo A é obrigatório”, “O campo B é obrigatório” e “Substituir campo de saída” marque como sim. Clique em “Salvar”.

Pronto. Agora com os filtros criados, o Google Analytics começará a exibir a posição das palavras-chaves. No entanto, será necessário aguardar um tempo para o Google Analytics pegar novas informações.

Terceiro passo: visualizando os relatórios

Para visualizar os relatórios com a posição das palavras chaves, acesse o perfil clone e abra o menu lateral “Público-alvo”. Clique em “Personalizado” e depois em “Definido pelo usuário”. Veja que os termos aparecem com (pos:N). O número exibido é a posição que palavra-chave estava quando foi clicada no Google.

Fonte: http://imasters.com.br/midia-e-marketing-digital/metricas/como-rastrear-o-posicionamento-organico-no-google-analytics

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.