4 anúncios da HPE no Discover 2023

HPE, Discover 2023

Em seu evento anual, o HPEDiscover, realizado em Las Vegas*, nos Estados Unidos, a HPE deu um importante passo em sua estratégia de inteligência artificial (IA), anunciando o ingresso no mercado de nuvem para IA. Além dessa novidade, a empresa fortaleceu parcerias e comunicou avanços importantes no universo de cloud.

O IT Forum reuniu as quatro grandes novidades reveladas no encontro até o momento. Confira abaixo e entenda como elas vão impactar negócios de diferentes portes.

1. Adição da OpsRamp ao HPE GreenLake

Em março de 2023, a HPE anunciou a compra da OpsRamp, empresa de gerenciamento de operações de TI que monitora, observa, automatiza e gerencia a infraestrutura de TI, recursos de nuvem, cargas de trabalho e aplicativos para ambientes híbridos e multinuvem. Agora, a HPE integrou a tecnologia ao seu HPE GreenLake.

“A solução permitirá o monitoramento de qualquer ambiente multicloud e multifornecedor em um único painel”, explica Alfredo Yepez, diretor de vice-presidente sênior de HPE para LASER (América Latina e Sul da Europa).

2. Novos serviços para nuvem privada

A HPE também anunciou a adição de novos serviços para nuvem privada por meio do HPE Private Cloud Business Edition.

O HPE GreenLake for Private Cloud Enterprise adicionou recursos para lidar com casos de uso na borda (edge), adicionando a capacidade de se conectar a instalações de TI distribuídas para fornecer serviços gerenciados para aplicações tradicionais e nativas da nuvem.

No futuro, a oferta dará suporte à implementação do Red Hat OpenShift, adianta a empresa. O HPE GreenLake for Private Cloud Enterprise também fornecerá novos recursos híbridos e de multinuvem para autoprovisionamento de cargas de trabalho na Amazon Web Services, Google Cloud Platform, Microsoft Azure e VMware.

3. Entrega rápida de soluções

A HPE fortaleceu sua parceria com a Equinix para pré-provisionar a infraestrutura nos data centers da gigante de centros de dados. Assim, qualquer cliente que esteja procurando uma nova solução de nuvem privada que exija uma implementação mais completa, poderá obtê-lo em tempo recorde.

A partir de agosto, os clientes poderão fornecer rapidamente nuvens privadas hospedadas do portfólio GreenLake em sete locais da Equinix International Business Exchange: Londres, Frankfurt, Washington, Toronto, Vale do Silício e Cingapura. No Brasil, ainda não há uma data para chegada da novidade.

4. Ingresso no mercado de AI para nuvem pública

Um dos anúncios mais relevantes da HPE no HPE Discover foi sua entrada no mercado de inteligência artificial para a nuvem em linha com grandes modelos de linguagem. “A novidade vai tornar a infraestrutura mais acessível para o mercado e, sem dúvidas, beneficiar empresas da América Latina”, comenta o executivo.

Com a chegada do HPE GreenLake for Large Language Models (LLMs), empresas podem treinar, ajustar e implementar a IA em larga escala, usando uma plataforma de supercomputação que combina o software de IA da HPE com os supercomputadores da empresa. O HPE GreenLake para LLMs será entregue em parceria com a Aleph Alpha, startup alemã de IA.

O HPE GreenLake para LLMs estará disponível sob demanda, segundo a empresa, rodando em supercomputares, eliminando a necessidade de os clientes comprarem e gerenciarem um supercomputador próprio, o que normalmente é caro, complexo e requer conhecimentos específicos.

*A jornalista viajou a convite da HPE

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!