Apenas 4% das empresas têm cultura de dados avançada em comunicação

dados, analytics, data driven

A grande maioria dos líderes empresariais no setor de comunicação espera que os comunicadores sejam fortes analistas de dados, segundo pesquisa da Cision. No entanto, apesar do uso de dados na comunicação estar se tornando uma exigência para profissionais da área, apenas 4% das empresas no Brasil possuem uma cultura de dados avançada em comunicação.

Esse último dado faz parte de uma pesquisa inédita no País realizada pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) em parceria com a Cortex.

De acordo com o estudo “Cultura de Dados e Mensuração na Comunicação”, 32% das áreas de comunicação das empresas têm uma cultura de dados em nível básico ou inicial e 64% estão no nível intermediário. O levantamento contou com a participação de 108 empresas de 11 estados brasileiros.

Leia também: 78% das crianças têm celular; mas poucos responsáveis usam controle parental

Em relação à estratégia de dados, 30% das empresas dizem já estar em um nível avançado, 22% em estágio intermediário e 48% inicial ou básico. A pesquisa mostrou ainda que as ações de comunicação que as empresas mais mensuram são relacionamento com a imprensa (89%), comunicação digital (81%), comunicação interna (79%), eventos (73%) e comunicação institucional (64%).

“Nos últimos anos, a Comunicação assumiu um papel de maior relevância para o c-level. Essa área vem acompanhando a transformação digital experimentada pelos negócios e, nas companhias com maior maturidade comunicacional, está se transformando em um hub de inteligência”, diz Otavio Ventura, líder da oferta de comunicação estratégica e reputação da Cortex. 

Segundo ele, as empresas que tiverem uma área de comunicação data driven, com profissionais com capacidade analítica para capturarem insights a partir de dados, “terão uma vantagem competitiva significativa em relação aos seus concorrentes”.

Carlos Ramello, coordenador do Núcleo de Pesquisas da Aberje, avalia que a pesquisa evidencia que, apesar de o setor de comunicações não mostrar uma cultura de dados avançada, há uma jornada crescente para a maturidade.

“Conseguimos enxergar um nível razoável de maturidade nas empresas, com 51% das áreas de comunicação em um nível intermediário e 14% já em estágio avançado com relação à cultura de dados”, argumenta.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!