4 oportunidades para se profissionalizar em TI

desenvolvedor de tecnologia cursos, profissionalizar em TI

Todas as semanas, o IT Forum separa as principais oportunidades para quem quer se profissionalizar em TI, sejam cursos ou vagas de emprego. Confira as empresas que estão com vagas abertas:

{reprograma}

{reprograma}, iniciativa de impacto social que ensina programação para mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica,  acaba de anunciar a abertura das pré-inscrições para a nova edição do Educa{Devas}.

Oferecido de forma totalmente gratuita, o programa é destinado para mulheres que possuem conhecimento intermediário ou avançado em Lógica de Programação, API, Desenvolvimento de Sistemas, Git e versionamento de código, tipos primitivos em Javascript, Arrays e Objetos, Funções e Assincronia em JS, entre outras linguagens de programação, tais como Python e Java. Além disso, a candidata deverá ter experiência profissional de no mínimo seis meses como desenvolvedora.

As pré-inscrições estão abertas para todas as pessoas que se identificam com o gênero feminino, portanto, mulheres cisgênero, trans e/ou travestis, que tenham total disponibilidade para frequentar as aulas. Além disso, é necessário ter no mínimo 18 anos e ensino médio completo, sendo este último requisito, não obrigatório para mulheres trans e travestis.

As inscrições podem ser feitas no link até o dia 19 de janeiro de 2024.

Leia mais: Runtalent abre vagas para profissionais de tecnologia

Meta

A brasileira Meta, empresa de tecnologia e inovação com foco em transformação digital, anuncia por meio da Meta Ventures, sua Corporate Venture Capital, a segunda edição do desafio “The Next Gen: Women in Tech”.

A competição fomenta a inserção de mais mulheres na tecnologia e tem como propósito reconhecer e destacar empreendedoras, agora, com o apoio da Randon Ventures (RV), unidade de investimentos em startups da Randoncorp responsável por potencializar novos modelos de negócio da companhia.

Encontrar a nova geração de empreendedoras que atuam no modelo de negócio Software as a Service (SaaS), com ênfase nos mercados B2B e B2B2C, é o objetivo do desafio que busca startups que tenham mulheres em cargos de liderança, nas posições de CEOs ou de sócias fundadoras, e que estejam em fase final de validação e tração. A iniciativa tem o apoio de um time de peso, com mentoras e representantes de hubs de inovação da Globo, Cubo Itaú e Conexo.

As três startups de destaque terão a mentoria de líderes do mercado de tecnologia e inovação, contarão com vantagens exclusivas oferecidas pelos parceiros do desafio, além da possibilidade de receberem o aporte de até R$1,5 milhão como investimento.

As inscrições acontecem pelo site até o dia 28 de novembro e o Pitch Day com as selecionadas está previsto para o mês de janeiro.

Grupo Boticário

O Grupo Boticário está com inscrições abertas para a 4ª edição do Desenvolve, programa de formação e inclusão de talentos em tecnologia, que oferece cursos de capacitação gratuitos e on-line para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Para 2024, o projeto traz uma nova trilha de aprendizado com foco em mobile, que tem como objetivo atender uma demanda do setor por profissionais especializados em aplicativos, e ao menos 20% do total de vagas serão reservadas para pessoas com deficiência. Os interessados devem se candidatar até o dia 08 de dezembro neste link e os cursos iniciam em janeiro de 2024.

Por meio da capacitação e educação, o programa possui seis meses de duração, com aulas de 20h semanais e uma carga horária total de 480h. Ao todo, a iniciativa oferece sete trilhas de formação nas áreas de Dados, DevOps, Marketing Digital, Mobile, Segurança da Informação, UX e Web FullStack. Os estudantes ainda terão acesso a palestras, mentorias com profissionais do Grupo Boticário, acompanhamento direto com professores e auxílio profissional para destacá-los no mercado de trabalho.

Até o fim do mês de novembro, o Samsung Ocean, programa de capacitação tecnológica da Samsung, oferece diversas atividades gratuitas. A iniciativa está disponível para o público em geral interessado em aprofundar seus conhecimentos nas mais diversas áreas da tecnologia, como Prototipação, Internet das Coisas (IoT) e Wearables. As aulas são ministradas pelos professores das universidades parceiras do programa: Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual do Amazonas (UEA).

Samsung Ocean

Além das aulas de inovação e programação, que já são fixas no cronograma de atividades do Samsung Ocean, em novembro a iniciativa também oferece atividades com prototipação. Elas acontecem presencialmente em São Paulo nos dias 23 e 30 para os interessados em aprender sobre impressão 3D. Já os conteúdos sobre Internet das Coisas estão previstos para o dia 27 de forma totalmente remota, para os interessados em aprender sobre o assunto, a aula mais indicada é a de introdução. Há também uma atividade com foco na construção de Digital Twins.

E para quem quer aprender mais sobre o universo dos Wearables, o Samsung Ocean tem atividades marcadas para os dias 24, 28 e 29. Elas trazem conteúdos específicos sobre a ferramenta gráfica Watch Face Studio para o ecossistema de smartwatches que adotam o sistema Wear OS 4, e uma oficina usando a plataforma Android Studio com linguagem Java, para ensinar como listar e programar os sensores dos smartwatches.

As atividades do Samsung Ocean são totalmente gratuitas e oferecem certificado de participação. Os interessados podem se inscrever pelo site oficial ou pelo aplicativo do Samsung Ocean, disponível para download na Play Store.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!