44% dos brasileiros dizem checar informações encontradas em serviços de busca

fake news, checar informações

Um novo estudo realizado pela GetApp, plataforma de comparação de softwares, sugere que há uma parcela significativa de brasileiros que está desconfiada das informações na internet. Os usuários de motores de busca afirmam ter hábitos para checar informações que encontram online para saber se são verdadeiras.

De acordo com o levantamento, que ouviu 1033 participantes de todas as regiões do Brasil, 44% das pessoas que realizam pesquisas por buscadores checam na maioria das vezes as informações que recebem por meio dessas plataformas e apenas 3% dizem nunca checar as informações que recebem através desses serviços.

Quando se trata das redes sociais, há uma redução maior no percentual de confiança: apenas 33% dos usuários dessas plataformas confiam nas informações que recebem por meio desses canais.

Leia também: Totvs e Magalu anunciam parceria para melhorar experiência de varejistas em marketplaces

“O fato de checar mais de uma vez as informações está de acordo com a confiança dos usuários de motores de busca em relação ao resultado que encontram. A maioria (53%) confia no que encontra, mas possui alguma cautela”, avalia Marcela Gava, analista responsável pelo estudo.

Quando questionados sobre a percepção de resultados de buscas personalizados, que levam em conta atividades anteriores dos usuários, os brasileiros tiveram aceitação quase unânime da tecnologia. Para 96% dos entrevistados, esse tipo de resultado é útil em algum grau –62% o acham muito útil e 34% dizem que é um pouco útil. Segundo eles, o principal benefício é a capacidade de encontrar com mais facilidade o que estão buscando (61%).

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!