4G já cobre quase 90% do mundo e pavimenta avanço do 5G, diz estudo

4G

Um estudo realizado pela 5G Americas identificou que 87% do mundo conta hoje com cobertura 4G LTE ou tecnologias móveis mais avançadas. Esse contexto pavimenta o desdobramento do 5G e soluções comerciais para uma conectividade inteligente.

Para Chris Pearson, Presidente da 5G Americas, o 5G está apenas começando a abordar vários casos de uso. “Muito clientes já podem contar com serviços avançados de banda larga móvel em seus celulares 5G, mas novas oportunidades comerciais serão orientadas a soluções específicas”, avalia. “Avanços no ambiente regulatório, como a alocação de frequências adicionais e a redução da exclusão digital, são importantes para oportunidades em 5G”, acrescenta o executivo.

De acordo com o relatório “Casos de Uso 5G”, o ecossistema 5G está evoluindo e, com o crescimento das redes independentes, o 5G lidera em termos de inovação, trazendo novas aplicações e soluções.

Leia mais: A implementação do 5G e a economia circular

Entretanto, o estudo destaca que, para que os casos de utilização do 5G atinjam todo o seu potencial, o setor deve se ater à simplicidade nas propostas de valor, evitar a fragmentação da indústria e alcançar um equilíbrio econômico entre a oferta e a procura. É preciso, avalia o 5G Américas, criar valor tangível que repercuta nos usuários, compreender o custo da prestação de serviços e alinhá-lo com a disposição dos usuários em pagar pelo serviço. “Apesar da promessa do 5G, ainda existem áreas significativas onde o seu potencial permanece inexplorado”, reforça o relatório.

“Estamos observando uma mudança no setor que está levando a uma grande transformação devido à migração para redes 5G Independentes. Redes independentes conseguem simplificar a rede ao eliminar a dependência sobre o 4G, e estão acelerando a adoção da tecnologia 5G em aplicações industriais, FWA e redes privadas. Com isso, acreditamos que o 5G deve realizar todo seu potencial nessas áreas”, indica Prashanth Devaraj, Diretor de Tecnologia do Negócio de Redes da Samsung Electronics America.

A 5G Americas também identifica tecnologias como o Network Slicing, Edge Computing e Network Service APIs, como facilitadores tecnológicos para o 5G. Estes estão ançando as bases para um futuro onde a rede será tão adaptável quanto os serviços que ela fornece. Na avaliação do estudo, essas inovações são vitais em cenários onde os milissegundos são importantes, como na comunicação de veículos autónomos ou na execução de comandos críticos na automação industrial.

“A dinâmica do mercado em torno do 5G é complexa, envolvendo uma interação delicada entre o avanço tecnológico, a política regulatória e a procura dos consumidores. Os operadores e prestadores de serviços devem navegar neste cenário com agilidade, garantindo que os seus investimentos em infraestruturas 5G se traduzam em serviços que não sejam apenas tecnologicamente inovadores, mas também comercialmente viáveis”, conclui o estudo.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!