70% dos consumidores brasileiros querem ser ouvidos e compreendidos por marcas

Consumidor, marketing, b2b, marcas

Sete em dez (70%) dos consumidores brasileiros valorizam quando suas marcas preferidas os escutam e os compreendem, e 93% concordam que “uma empresa só é tão boa quanto seu atendimento”. Essa expectativa é reconhecida por 44% dos líderes de experiência do cliente (CX) no País, que consideram seu principal desafio acompanhar na prática o que se convencionou chamar de “economia da experiência”.

É o que revela uma pesquisa da Genesys divulgada nessa terça-feira (6), o Cenário da Experiência do Cliente na América Latina. O estudo analisa a evolução das expectativas dos consumidores e das prioridades dos líderes de CX no Brasil e na região. Foram ouvidos 5.232 consumidores e 1.181 tomadores de decisão em CX em mais de 16 países, incluindo 385 consumidores e 63 líderes de CX no Brasil. A pesquisa foi realizada entre setembro e outubro de 2024.

Leia mais: Bots ultrapassam humanos no tráfego de lojas on-line

O estudo descobriu que os executivos pretendem investir cerca de 40% dos orçamentos em tecnologias de CX em inteligência artificial ao longo dos próximos 12 meses. O objetivo, claro, é encontrar formas de atender as expectativas dos clientes – inclusive porque 34% deles deixaram de consumir produtos ou serviços de uma marca no último ano após uma experiência ruim.

“Os brasileiros querem ser vistos, ouvidos e compreendidos pelas marcas – e não hesitam em buscar alternativas quando isso não acontece”, diz em comunicado Amanda Andreone, country manager da Genesys Brasil. “Organizações que investem em tecnologias como IA para orquestrar jornadas e oferecer interações empáticas estarão mais preparadas para conquistar a lealdade dos clientes e gerar resultados reais.”

Outras descobertas

Quase 65% dos brasileiros trocariam de marca após cinco ou menos experiências negativas. Nos últimos 12 meses, 36% alertaram outras pessoas sobre uma empresa após uma má experiência, e 45% recomendaram uma marca após uma experiência positiva.

Além de ouvidos, os clientes querem ser reconhecidos. Mais da metade (58%) valorizam não ter que repetir informações durante um atendimento, e 53% consideram essencial que a marca conheça seu histórico. E 59% querem ter problemas resolvidos logo no primeiro contato.

Os aplicativos de mensageria aparecem no estudo como canal favorito de comunicações: 62% dos brasileiros os colocam entre os três canais preferidos para se comunicar com marcas — mais que o dobro da média global (29%). Telefone e e-mail aparecem empatados em segundo lugar, com 39%.

O relatório completo pode ser obtido nesse link.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!