85% das grandes empresas no Brasil planejam mais investimentos em GenAI, diz Accenture

investimentos em GenAI

Para as grandes empresas brasileiras, os investimentos em GenAI já ganha ares de familiaridade. Um novo estudo global da Accenture, o “Pulse of Change” revelou que 85% das empresas entrevistadas planejam aumentar os investimentos em IA generativa em 2024, principalmente, em áreas de atendimento ao cliente (55%), finanças (45%) e marketing (41%).

Entretanto, embora quase todas as empresas brasileiras (99%) acreditem que a IA generativa vai transformar corporações e indústrias, apenas 24% delas realizaram investimentos significativos até o momento. O estudo foi realizado em setembro de 2023, com 2.207 C-Levels de 13 países, incluindo o Brasil.

Leia mais: 78% dos funcionários usam o ChatGPT pelo menos uma vez por dia, diz pesquisa

Maiores investimentos na tecnologia também refletem em uma preocupação maior em relação ao futuro das empresas. No Brasil, uma das principais preocupações para 2024 apontada por 65% dos C-Levels é a adaptação aos avanços em tecnologia e inovações, como IA e automação. Em seguida, aparecem mudanças climáticas (53%), adaptação às mudanças nos valores e no comportamento de compra dos consumidores (49%), e a escassez de determinados talentos ou habilidades (40%).

O estudo também buscou avaliar a percepção dos executivos em relação ao impacto da IA generativa na força e ambiente de trabalho. Globalmente, 68% das empresas estão otimistas sobre o impacto da tecnologia em seus colaboradores, melhorando a produtividade e, de forma geral, a satisfação com o trabalho.

Outro dado revelado pela pesquisa é que a grande maioria dos entrevistados (91%) estão implementando esforços para assegurar que a a GenAI está contribuindo de forma positiva para a qualidade de horas trabalhadas e a experiência do trabalho. Outros também planejam medidas efetivas para desenvolver essas estratégias.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!