9 ações de líderes que promovem o sucesso de programas de diversidade

Tom Mendes, diretor administrativo do ID_BR. Diversidade

Apesar de serem a maior parte da população (55,8%), segundo dados de 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), negros ainda são minoria nas empresas. Dados revelados por Tom Mendes, diretor administrativo do ID_BR, organização sem fins lucrativos, comprometida com a aceleração da promoção da igualdade racial, durante o RD Summit 2023, mostram que os negros estão em 29,9% de cargos gerenciais, são 4,7% em cargos executivos, e 4,9% de conselhos de grandes empresas, mas representam 71% dos desempregados.

Em 2021, apenas 1,9% mulheres negras ocupava cargos de liderança, enquanto homens negros representavam 2,2%. “Ter dados não significa que registraremos mudanças significativas nas empresas”, provocou ele. É preciso ir além e entender que a diversidade, quando efetiva nas companhias, gera resultados significativos. De acordo com pesquisa do ID_BR, a cada 10% no aumento da diversidade étnico-racial, observa-se salto de quase 4% na produtividade das empresas.

Como, então, líderes podem garantir a efetividade dos programas de diversidade nas empresas? Mendes revela nove ações-chave. Confira:

1. Invista em educação antirracista
2. Não deixe para depois
3. Vá para além da contratação
4. Fortaleça quem já está dentro
5. ESG precisa ter mais metas e ser para além do verde, incluindo pessoas
6. Uso de tecnologia sem inclusão, a conta não fecha
7. Não delegue para o outro
8. Produza números
9. Seja intencional

Falando sobre o último item, o executivo provocou: “Precisamos falar sobre intencionalidade e empatia. Intencionalidade é se você desse uma festa hoje em casa, quem seriam os convidados? Teria diversidade de raça, idade… É uma reflexão para gerar incômodo. Se tivesse de indicar uma pessoa para um cargo de confiança, quem seria essa pessoa”, finalizou.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!